Exercicio fisico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pular corda

Pular corda ou saltar corda é uma brincadeira tradicional que envolve grande atividade física e coordenação. Tais características fizeram da recreação um desporto, às vezes chamado por seu nome em inglês - rope skipping - que não consiste apenas em pular corda, mas também executar uma série de saltos, acrobacias, manejos com a corda, buscando a sincronia dos saltadores com umamúsica em execução.
A brincadeira tradicional, além de divertida é excelente atividade física para adultos e agora também é esporte. Muito popular, é sempre acompanhada de músicas, quem já brincou conhece esta:
Um homem bateu a minha porta, E eu abri.
Senhoras e senhores dêem uma voltinha! (a criança dentro da corda, pulando, dá uma volta)
Senhoras e senhores pulem num pé só! (a criança ficapulando com um pé só)
Senhora e Senhores põem a mão no chão! (pula, põe a mão no chão ao cair, volta a pular)
E vai para o olho da rua! (sai da corda)
Pular corda é tão simples que as regras estão na música. Para jogar não é necessário nenhum treinamento ou acessório especial. Além de um espaço plano o único equipamento requerido é uma corda, de qualquer material (sisal ou nylon) de tamanho quepermita cobrir a altura de quem participa da atividade. Embora se possa brincar sozinho para que a brincadeira tenha graça são necessárias três pessoas que se revezam. Enquanto duas movimentam a corda e uma pula. Quanto mais participantes, mais diversão. É comum ver, nas periferias brasileiras grupos estrepitosos de crianças pulando ao ritmo das músicas como:
Salada, saladinha, bem temperadinha,Sal, pimenta, salsa e cebolinha
é um, é dois, é três!
Ou ainda:
Abacaxi-xi-xi.
Quem não entra, é um saci!
Beterraba-raba-raba, quem não sai é uma diaba!
Uma outra variação é o “chicotinho queimado”. Nesta, uma criança fica no centro girando a corda por uma das pontas e o grupo fica em círculo. Ela gira a corda rente ao chão e as outras pulam. Quem for tocado pela corda sai, vence quem ficarpor último.
fonte : http://www.livresportes.com.br/reportagem.php?id=1300

Amarelinha
O nome “amarelinha” vem da palavra francesa marelle,que significa amarelo. Existem duas versões para a origem da brincadeira. Uma delas diz que, nas conquistas dos romanos, eles pavimentavam as estradas que levavam até seus novos territórios.Para distrais a criançada que ficava no meio do caminho, eles faziamdesenhos no chão. Assim, as crianças pulavam amarelinha jogando um pedaço de cerâmica ou até um ossinho de carneiro. Outra possível origem vem do início da Idade Média. Naquele tempo, as pessoas jogavam as contribuições para a Igreja nas escadarias. Assim, os visitantes tinham que pular as moedas para não pisá-las. O caminho da amarelinha – entre o inferno e o céu – também pode ter significadoreligioso: é a velha luta entre o Bem e o Mal.
Segundo os textos de História Antiga, do historiador Jaime Pinsky, a amarelinha já era jogada no Antigo Egito. O jogo era utilizado simplesmente para distração, como nos dias de hoje, e de acordo com a resposta anterior, este jogo foi repassado devido as conquistas e ocupações dos povos da antiguidade, recebendo nomes diferentes em todo o mundo, comoregras diferentes, e assim por diante.
O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, exemplificada na figura ao lado, o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval.
Tira-se na sorte quem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.
O jogo de Amarelinha na entrada do campus I do Cefet-MG, em Belo Horizonte.
Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o...
tracking img