Exercicio fisico na gravidez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Profissional
Técnico de Apoio Psicossocial



Fig.1

Exercício Físico na Gravidez



2010

Índice

Introdução……………….……………….……………….…….……pág.4
Definição de exercício físico ……………….……………….….….pág.5
Exercício físico na gravidez ………………. ……………….……..pág.6
Exercícios para Grávidas……………….……………….…………pág.7
Benefícios do exercício físico……………….……………….….…pág.8
Quantidade efrequência do exercício……………….…………... pág.9
Conclusão……………….……………….……………….….…….. pág.10
Bibliografia……………….……………….………………. ……….pág.11

Índice de Figuras

Figura 1……………………………………………. Grávida e o exercício
Figura 2………………………………………….Vários tipos de exercício
Figura 3…………………………………….. Exercício físico na gravidez
Figura 4………………………………………… Exercícios para grávidas
Figura 5………………………………………………….Oexercício físico

Introdução

A prática de exercício físico é importante para a saúde das pessoas e na gravidez é recomendável pois é saudável para a grávida e o seu bebé.
Ao longo deste trabalho está uma definição de exercício físico em geral bem como na gravidez.
É abordado os benefícios do exercício físico durante a gravidez e a quantidade e frequência da sua prática

Definição de exercíciofísico

Exercício físico é qualquer actividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objectivo de alcançar a saúde.
A razão da prática de exercícios inclui: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascular; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo. Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicosrealizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (como cardiopatia, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, etc.) moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, e outras coisas. Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão.
Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional oucentro desportivo qualificado, pois a prática de desporto unicamente nos permite atingir os objectivos esperados quando é devidamente orientada.

Fig.2

Exercício Físico na Gravidez

O exercício físico durante a gravidez aumenta a circulação sanguínea e pode ajudar a aliviar a tensão. O parto torna-se mais fácil e mais confortável se a grávida tiver um bom reflexo muscular e muitos dosexercícios ensinados nas aulas de preparação para o nascimento, combinados com as técnicas de relaxamento e respiração, ajudarão a confiar no seu corpo durante o parto. Estar em boa forma durante a gravidez também significa que recuperará a condição normal num mais curto espaço de tempo depois de o bebé nascer.












Fig.3



Exercícios para GrávidasFig.4

|


Benefícios do Exercício Físico

Um estilo de vida saudável durante a gravidez é o melhor que a grávida pode fazer por si própria e pelo seu bebé.
São muitos os benefícios associados à prática de actividade física na gravidez, entre os quais se destacam:

* Aumento de energia – um corpo bem exercitado produz mais energia e usa-a de uma forma mais eficiente do que aqueleque não costuma praticar exercício físico.

* Melhoria na circulação sanguínea o que, por sua vez, aumenta o fornecimento de oxigénio ao bebé e reduz as hipóteses de a mãe ter varizes, hemorróidas e retenção de líquidos.

* Melhoria da postura - a barriga cresce e o peso extra ganho vai alterar o centro de gravidade resultando em alterações posturais que sobrecarregam sobretudoarticulações e músculos da coluna lombar e pélvis.

* Alivio das dores de costas - ao alongar os músculos e ao torna-los mais fortes. As mulheres que praticam exercício antes e durante a gravidez conseguem manter-se em forma enquanto estão grávidas.

* Músculos tonificados e fortalecidos ajudam-nas a suportar o peso extra e a lidar melhor com o trabalho de parto, pois dão mais apoio às costas...
tracking img