exercicio_dipr

2124 palavras 9 páginas
O objetivo deste projeto é identificar se os indicadores econômico-financeiros têm a capacidade de identificar seguradoras solventes e insolventes e se o Teste de adequação de passivos evidencia se as seguradoras subavaliam seus passivos. Para tal, foram feitas
* Solvência: “Qualidade ou condição de solvente. Diz-se da situação de companhia de seguros que paga ou pode pagar seus compromissos. Devedor que possui seu ativo maior do que o passivo” (verbete do Dicionário da Funenseg, 3a edição)
1) INTRODUÇÃO
Este projeto analisa a capacidade das informações contábeis evidenciarem possíveis problemas de solvência das companhias seguradoras. Analisar a capacidade de uma entidade cumprir os seus compromissos assumidos torna-se ainda mais sério quando a entidade é uma seguradora, pois a essência das operações de seguros é o risco.
Segundo Machado e Paulo in Lima, Lima e Pimentel (2006, p316), as seguradoras têm funções sociais de proteger aos indivíduos pela liberação de recursos para reparar perdas ocorridas, promover a formação de poupança, garantir operações mercantis e créditos em transações comerciais que necessitam de garantias e contribuir para a minimização de sinistros, pois as seguradoras incentivam e financiam através de prêmios e bônus, iniciativas que venham a proteger os indivíduos, entidades e seus patrimônios.
A necessidade de uma linguagem única de avaliação e divulgação dos negócios por causa do desenvolvimento internacional
Mudanças no mercado segurador brasileiro:
a) Adoção das IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade ou International Financial Reporting Standards)
As seguradoras dos países que adotarem os IFRS devem adotar os mesmos critérios contábeis

Apresentar um maior nível de disclosure de suas operações
*Disclosure: a obrigação de todas as empresas que lançam títulos de relevar (to disclose) todas as informações relevantes de sua situação econômic0-financeira aos investidores potenciais ou *Disclosure: aberturam

Relacionados