Exercicio de direito administrativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome:

Exercícios / Direito Administrativo

1) Julgue os itens a seguir:

a) A vedação à Administração Pública de, por meio de mero ato administrativo conceder direitos, criar obrigações ouimpor proibições, vincula-se ao princípio da eficiência.

b) Os princípios do direito administrativo constantes na CF/88 são aplicáveis aos três níveis do governo da Federação.

c) A inserção denome, símbolo ou imagem de autoridades ou servidores públicos em publicidade de atos, programas, obras, serviços ou campanhas de órgãos públicos fere o princípio da impessoalidade da administraçãopública.

d) Prevê-se expressamente que a administração pública deve obedecer aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, economicidade e probidade.

e) O princípioda legalidade, segundo o qual o agente público deve atuar de acordo com o que a lei determina, é incompatível com a discricionaridade administrativa.

f) A nomeação de um parente próximo para umcargo em comissão de livre nomeação e exoneração não afronta qualquer princípio da Administração Pública, desde que o nomeado preencha os requisitos estabelecidos em lei para o referido cargo.

g) Oque diferencia uma empresa pública de uma sociedade de economia mista é a formação do capital.

h) O que distingue, fundamentalmente, os órgãos da Administração Direta Federal das entidades daAdministração indireta é o fato de terem atuação de âmbito nacional ou regional.

i) De acordo com as normas legais vigentes, as chamadas fundações públicas, na área federal, são órgãos da AdministraçãoDireta.

j) As empresas públicas não se submetem às regras pertinentes às licitações e contratos administrativos, por serem constituídas por capital privado.

l) As entidades do denominado Sistema“S”, inclusive o Sebrae, integram o rol da Administração Pública Indireta.

m) As agências reguladoras criadas nos últimos anos na esfera federal assumiram a forma jurídica de sociedade de...
tracking img