Exercicio de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES PARA REFLEXÃO


1.Sendo o Patrimônio o conjunto de bens, direitos mais obrigações, justifique o fato de as obrigações se apresentarem positivamente na definição de Patrimônio. Ou seja, porque Patrimônio não é o conjunto de bens mais direitos menos obrigações?


 As despesas também são uma forma de aplicação de recursos, com a diferença de que elas não oferecemretorno físico (bens) ou virtual (direitos), e que pode alterar o Patrimônio Líquido da entidade.

2.Qual a importância dos bens fixos nas empresas?

São bens duráveis que a entidade utiliza na sua estrutura com a finalidade de, através do seu uso, realizar o seu objeto social.


3.Diferencie os bens materiais dos imateriais, dando exemplos e comentando cada um deles.

Bens materiais -também chamados de tangíveis ou corpóreos, são aqueles que possuem corpo, matéria. Por sua vez, dividem-se em:
Bens móveis - os que podem ser removidos do seu lugar. Exemplos: mesas, veículos, máquinas de escrever, dinheiro, mercadorias etc.;
Bens imóveis: os que não podem ser deslocados do seu lugar natural. Exemplos: casas, terrenos, edifícios etc.

Bens Imateriais – também chamados deintangíveis ou incorpóreos, são bens que não possuem corpo, não têm matéria. Em sua maioria das vezes se apresentam na forma de gastos que a empresa faz, os quais, por sua natureza, devem ser considerados parte do seu Patrimônio. Exemplos:
Benfeitorias em Imóveis de Terceiros – são os gastos com reformas que o inquilino (tem a posse e não a propriedade) realiza em imóveis de terceiros com o objetivode otimizar o funcionamento da entidade.
Fundo de Comércio – é o ponto comercial, assim entendido como o valor formado pela fama conseguida através da clientela daquele estabelecimento pela sua localização e tempo de funcionamento.
Patentes – decorrente de alguma invenção. Tem seu valor definido pelo somatório dos gastos com seu registro e as despesas de pesquisas para a suaobtenção.



4.A respeito dos direitos e obrigações das empresas, dê alguns exemplos e comente cada um deles.
Exemplos de direitos: São representados pelas duplicatas a receber decorrentes das vendas a prazo, pelos créditos referentes a devedores que mantêm relações com a Empresa, tais como, diretores, empregados, representantes, etc.

Exemplos de obrigações: As obrigações exigíveis - aquelas quetêm prazo certo para liquidação. Essas Obrigações geralmente aparecem com os nomes dos elementos seguidos da expressão a pagar, exemplos: duplicatas a pagar; alugueis a pagar, salários a pagar, impostos a pagar ou impostos a recolher, etc..
Obrigações não exigíveis; aquelas que não possuem prazo determinado para liquidação. Normalmente são as obrigações da empresa para com seusinvestidores (proprietários) e se apresentam na forma de capital, reservas ou lucros acumulados para futuras distribuições ou aumento do capital.




5.Justifique o fato de o Ativo ter natureza devedora e o Passivo ter natureza credora.

O Ativo é o conjunto de bens e direitos de uma entidade, é a parte positiva do patrimônio, constituída pelas aplicações de recursos e por isso, denatureza devedora.
O Passivo é o conjunto de obrigações de uma entidade, é a parte negativa do patrimônio, constituída pelas origens de recursos (fontes) e por isso, de natureza credora.



6.Apresente um gráfico patrimonial enfocando os aspectos qualitativos e quantitativos dos componentes patrimoniais.


Veja a representação gráfica do Patrimônio:


PATRIMÔNIOATIVO PASSIVO

Bens Exigível

Numerários 200,00 Fornecedores 1.300,00

Mercadorias 600,00 Salários a pagar 600,00

Veículos 1.800,00 Empréstimos a pagar 2.000,00

Imóveis 2.400,00 Tributos a pagar 100,00

Direitos Pat. Liquido

Bancos 1.200,00 Capital 2.600,00...
tracking img