exercicio celulas gavanicas

2536 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS – UNIFAL/MG DISCIPLINA: QUIMICA III

Professora: Márcia Regina Cordeiro
Curso: Licenciatura em Química
Alunos: Ana Luisa Rabelo Venâncio N° da prática: I Vitor Lucio Borges de Castro
Prática realizada: 03/10/2010
Titulo da Prática: Reações Químicas

Campos Gerais 29/10/2010

(I) Introdução
Uma reação quimica é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição quimica de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos.Podem ser classificadas em:
1) Reações de síntese ou adição
As reações de síntese ou adição são aquelas onde substâncias se juntam formando uma única substância. Representando genericamente os reagentes por A e B, uma reação de síntese pode ser escrita como:
A+ B→AB
2) Reações de análise ou decomposição
As reações de análise ou decomposição são o oposto das reações de síntese, ou seja, um reagente dá origem a produtos mais simples que ele. Escrevendo a reação genérica fica fácil entender o que acontece:
AB→A+B
3) Reações de deslocamento
As reações de deslocamento ou de simples-troca merecem um pouco mais de atenção do que as anteriores. Não que sejam complicadas, pois não são, mas por alguns pequenos detalhes. Em sua forma genérica ela pode ser escrita como:
AB+C→A+CB
4) Reações de dupla-troca
São também muito simples, mas devemos também ficar atento a detalhes. O mecanismo é fácil:
AB+CD→AD+CB
Os alcalinos-terrosos são os elementos químicos do grupo 2 (2A) da tabela periódica, formando uma família ou uma série química. São metais de baixa densidade, coloridos e moles. Reagem com facilidade com halogênios para formar sais iônicos e com a água (ainda que não tão rapidamente como os metais alcalinos) para formar hidróxidos fortemente básicos. São todos

Relacionados

  • Medicina uma viagem ao longo do tempo
    60706 palavras | 243 páginas