Exercicio cap.1fundamentos da economia

459 palavras 2 páginas
1) Porque os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

R.: Porque com a escassez de recursos de produção a sociedade terá que escolher o que produzir, quantidade a ser produzida, produtores terão que escolher dado o nível tecnológico os métodos mais eficientes e com o menor custo de produção possível e também decidir como seus membros participarão da distribuição de resultados de sua produção.

2) O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?

R.: Mostra a capacidade máxima de produção de uma sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em determinado momento de tempo. Ilustra como a escassez de recursos impõe um limite a capacidade produtiva de uma sociedade que terá que escolher entre diferentes alternativas de produção.

3) Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente.

R.: Acréscimos iguais na produção de um determinado produto (alimentos) implicam em decréscimos cada vez maiores na produção de outro (máquinas).

4) Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente mostram o fluxo circular de renda. Explique como esse sistema funciona.

R.:

5) Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

R.:
Bens de capital: são utilizados na fabricação de outros bens mas não se deterioram totalmente no processo produtivo (máquinas, equipamentos e instalações). São os ativos fixos da empresa. Contribui para a melhoria da produtividade.
Bens de consumo: Atende diretamente as necessidades humanas. Podem ser duráveis (geladeira, automóvel, computador) e não duráveis (alimentos, produto de limpeza).
Bens intermediários: São agregados ou transformados na produção de outros bens e consumidos totalmente no processo (insumos, matéria-prima e componentes)
Fatores de

Relacionados

  • Economia
    355 palavras | 2 páginas