Exercicíos de flexibilidade para idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1= Devido ao processo de envelhecimento, que é caracterizado pela diminuição da força muscular e do tecido ósseo, pelo comprometimento funcional das articulações, pela diminuição da velocidade damarcha e, principalmente, pela dependência que os idosos têm em exercer certas atividades, é de grande importância a manutenção da habilidade de caminhar para esses sujeitos, uma vez que a prática damarcha está presente em suas atividades diárias independentes.
Os idosos possuem uma menor amplitude em suas articulações em decorrência principalmente pela degradação dos tecidos conjuntivosperiarticulares. Além disso, os músculos extensores do quadril estão mais enfraquecidos e mais encurtados, podendo influenciar na amplitude de flexão. Tendo uma certa restrição na amplitude de seus movimentosdevido a esses dois fatores, esses sujeitos estão mais propensos a sofrerem quedas durante a marcha.
Um estudo realizado em idosas, mostra o efeito de uma única sessão de exercícios de flexibilidadedos músculos extensores e flexores da articulação do quadril sobre a marcha dessas voluntárias com o objetivo de demonstrar que a flexibilidade pode ser um fator limitante no desempenho da marcha. Oprocedimento do estudo experimental foi o seguinte: cinco idosas, com idade ao redor dos 67 anos, aparentemente saudáveis e sem nenhum histórico recente de problemas conhecidos que pudessemcomprometer a marchar (ex: quedas, dor articular ou muscular, fraturas ou doenças cardiovasculares conhecidas), foram recrutadas. Antes de iniciar os exercícios para os músculos do quadril, elas fizeram umacaminhada no plano da forma mais natural possível por um perídodo de aproximadamente 4 minutos. Após essa caminhada, elas passaram por um aquecimento padrão (caminhada) de 5 minutos. Em seguida, houve arealização de uma série de exercícios de flexibilidade do tipo estático para os músculos extensores e flexores do quadril. Cada exercício durou por 30 segundos e foram repetido três vezes. Após o...
tracking img