Exerc cios 2 Qu mica Inorg nica 2

1127 palavras 5 páginas
Lista de Exercícios – Química Inorgânica 2
1- Considere os seguintes complexos de coordenação:
(a) [Cr(en)2Cl2]+, onde en = H2NCH2CH2NH2
(b) [CoBr2(NH3)4]+
(c) [W(CO)4(py)2]
(d) [RuBr(NH3)5]Cl
(e) [CrI3(OH2)3]
(f) cis-[RhH(CO)(PR3)2]
(g) [MnCl2(py)2(NH3)2]+
(h) [Pt(gly)2], onde gly = H2NCH2CO2(i) [Ni(gly)2]
Qual o tipo de isomeria existente em cada complexo? Desenhe todos os seus isômeros, indicando quais deles possuem isómeros óticos.
2- Um sólido rosa tem a fórmula CoCl3.5NH3.H2O. Uma solução deste sólido também apresenta coloração rósea, e quanto titulada com nitrato de prata forma rapidamente 3 mol de AgCl.
Aquecendo-se o sólido rosa, ele perde 1 mol de H2O e forma um sólido púrpura com a mesma razão de NH3:Cl:Co. Dissolvendo-se e titulando-se com AgNO3, o sólido púrpura libera lentamente um dos seus cloretos. Deduza as estruturas dos dois complexos octaédricos, desenhe-os e nomeie-os.
3- O cloreto de cromo hidratado disponível comercialmente possui a composição global
CrCl3.6H2O. Ao ser submetida sua solução à ebulição, esta torna-se violeta e apresenta condutividade elétrica molar semelhante à do [Co(NH3)5]Cl3. Em comparação, o CrCl3.5H2O é verde e tem uma condutividade molar menor em solução. Deixando-se repousar por várias horas uma solução diluída acidificada do complexo verde, ela se torna violeta. Explique estas observações com diagramas estruturais.
4- Os íons MnO4- possuem geometria tetraédrica e apresentam coloração púrpura acentuada.
Baseado nestas informações, explique o motivo pelo qual esta coloração não pode surgir de uma transição de campo ligante, também conhecida como transição d-d. Qual tipo de transição ocorre nestes íons e por quê sua tonalidade é bastante acentuada? Justifique.
5- A oxidação pelo ar de sais de cobalto(II) em uma solução contendo amônia e nitrito de sódio permite o isolamento do sólido amarelo [Co(NO2)3(NH3)3], cuja solução não é condutora. O tratamento desta solução com HCl forma um complexo que, após uma série de reações

Relacionados

  • Exerc cios 1 Qu mica Inorg nica 2
    755 palavras | 4 páginas