EXERC CIO SISTEMA ESQUEL TICO respostas

2621 palavras 11 páginas
EXERCÍCIO SISTEMA ESQUELÉTICO – PROF HUSTEN

1. Conceitue osso e cartilagem.
Ossos: são órgãos esbranquiçados, muito duros, que se unindo aos outros, por intermédio das juntas ou articulações constituem o esqueleto. É uma forma especificada de tecido conjuntivo cuja principal característica é a mineralização (cálcio) da sua matriz óssea (fibras colágenas e proteoglicanas).
Cartilagem: é uma forma elástica de tecido conectivo semirrígido – forma partes do esqueleto nas quais ocorrem movimentos. A cartilagem não possui suprimento sanguíneo próprio; consequentemente, suas células obtém oxigênio por difusão de logo alcance.
2. Cite 3 funções do sistema esquelético.
Sustentação do organismo (apoio ao corpo); proteção de estruturas vitais (coração, pulmões, cérebro); base mecânica para o movimento.

3. Como se divide o esqueleto? O que encontramos em cada parte?
Dividem-se em Esqueleto Axial (cabeça, pescoço e tronco), e Esqueleto Apendicular (membros superiores e inferiores, além de suas respectivas conexões com o esqueleto axial através da cintura escapular e cintura pélvica).
2. Defina osso pneumático. Dê um exemplo.
São ossos ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relação ao seu volume. Ex.: esfenoide.
5. Defina osso plano. Dê um exemplo.
São ossos finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas. Os ossos planos garantem considerável proteção e geram grandes áreas para inserção de músculos. Ex.: frontal e parietal.

6. Defina osso curto. Dê um exemplo.
São parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras. Eles são compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto. Ex.: ossos do carpo.
7. Defina osso longo. Dê um exemplo.
Tem comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades. São um pouco encurvados, o que lhes garante maior

Relacionados

  • Ciencias
    11693 palavras | 47 páginas
  • fisiologis
    12492 palavras | 50 páginas
  • Exames
    147597 palavras | 591 páginas