Exerc cio Etnoturismo

405 palavras 2 páginas
Exercício de Comunicação

Clipping Etnoturismo

Curso: Bacharelado em Hotelaria
Professor: Fernando Estima
Aluno: Matheus Dionisio de Oliveira

Imersão cultural, o Etnoturismo

O etnoturismo ou turismo étnico é quando as atividades turísticas são fortemente voltadas à cultura de algum lugar ou grupo de pessoas, geralmente indígenas. No segmento de turismo a etnicidade é vista como um produto e por conta disso, seu desenvolvimento vem sendo cada vez maior.
Geralmente feito com grupos de pessoas com o interesse de aprender mais sobre as tribos, aprofundar os conhecimentos sobre os costumes e rituais, ou até mesmo com a finalidade de desligarem-se da rotina em que vivem, os então denominados Etnoturistas fazem uma “imersão” e por alguns dias ficam hospedados nas aldeias que têm um leque de serviços bem diferente da hotelaria convencional.
Os visitantes acompanham de perto como vivem esses grupos indígenas, participam de todas as atividades desenvolvidas no decorrer dos dias, têm de deixar de lado todo o requinte das banheiras de um hotel de luxo e tomar um banho frio nas corredeiras de um rio em meio a floresta, ou então dormir em confortáveis redes dentro de uma típica oca feita de palha.
Mas a crescente procura por esse tipo de atividade gera impactos muito grandes nessas aldeias e devem ser minimizados ao máximo pra que se mantenha a cultura, os costumes e o ambiente onde o etnoturismo acontece, um exemplo desse cuidado é a visitação em algumas aldeias da Amazônia onde aspectos como o número de visitantes, tempo de permanência e as atividades desenvolvidas são rigorosamente monitoradas para que as influências externas sejam as menores possíveis.
Segundo a matéria do site “Pensamento verde” o Acre é modelo quando o assunto é o etnoturismo, o estado investe milhões no desenvolvimento das aldeias e juntamente com a FUNAI (Fundação Nacional do índio) eles pretendem regulamentar o setor ainda no ano de 2015.
Uma vez que os indígenas se mostrem

Relacionados