Exerc Cio Avaliativo AV2 CIDADES 2

549 palavras 3 páginas
Exercício Avaliativo – Parcial – ESTUDOS TEMÁTICOS DAS CIDADES
RGM do grupo em ordem numérica Nome

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Responda:

Cidades

1 – Analise o seguinte trecho do Hino Nacional:
“Mas se ergues da justiça a clava forte/ Verás que um filho teu não foge à luta/ Nem teme quem te adora a própria morte”.
De acordo com os versos analisados é correto afirmar (faça um circulo nas afirmativas corretas):
I - Tememos a guerra, mas desejamos a paz.
II – Não tememos a guerra, mas desejamos a paz.
III – Somos um povo bom, pacífico e ordeiro.
IV – O Brasil sempre está preparado para a guerra.

2 – Qual origem da palavra “nação”?

3 – Entendido como disposição natural de um povo e sua expressão cultural, como observa Perry Anderson, território, densidade demográfica, expansão de fronteiras, língua, raça, crenças religiosas, usos e costumes, folclore e belas-artes são elementos de que expressão utilizada por Chauí?

4 – Terminada a Segunda Guerra e entrado o Brasil na época da “dependência tolerada”, os anos 50 do século XX viram surgir como imagem emblemática do pais, em cujo IV Centenário (em janeiro de 1954) comemorava-se “a cidade que mais cresce no mundo”. A qual cidade o texto esta se referindo?

5 – “Ordem e Progresso” está escrito no centro da bandeira brasileira e essa expressão faz parte de uma corrente de pensamento liberal importada da Europa no final do século XIX e inicio do século XX. Qual o nome desta corrente de pensamento desenvolvida por Auguste Comte?

6 – Em seu trabalho pioneiro e hoje clássico, O caráter nacional brasileiro, Dante Moreira Leite mostra como as transformações brasileiras sobre o “caráter nacional” dependeram de três determinações principais, quais são?

7 – Segundo Marilena Chauí (2000, p. 20), quando nos grandes eventos

Relacionados