Exercícios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Noções Básicas
de
Cálculos de Medicamentos
Enfermagem

I Soluções:

Para compreender os cálculos matemáticos que ocorrem nas preparações e diluições dos medicamentos e soluções, a equipe de enfermagem deve conhecer os conceitos básicos que compões as soluções . Soluções são misturas homogêneas de duasou mais substâncias compostas de duas ou mais partes distintas, chamadas de soluto e de solvente. O soluto é a substância acrescida ao solvente para o preparo da solução. O solvente é a substância onde o soluto é dissolvido.

Classificação :

De acordo com a mistura, as soluções podem ser classificadas como :

a) Homogêneas : É uma solução onde apresenta duas ou mais substânciasdiferentes que apresentam as mesmas propriedades físicas e químicas, e é denominada como sistema unifásico ou monofásico, pois não observa-se a olho nu, as outras substâncias ou fases que estão contidas dentro da solução .
Ex: sal + água , açúcar + água, mistura de gases etc...

b) Heterogêneas : É uma solução com mistura de duas ou mais substâncias diferentes que apresentampropriedades distintas tanto físicas como químicas, caracterizando um sistema de duas ou mais fases, chamadas de difásicos, onde podem ser observadas duas substâncias, trifásico onde pode ser observado três fases e assim por diante.

Ex: óleo + água , areia + água.

II Proporção dos solutos e solventes :

De acordo com a proporção das partes tanto dosoluto quanto a do solvente, a solução pode ser classificada em :

a) Diluída : A maior concentração na solução é do solvente.
b) Concentrada : A maior concentração na solução é de soluto em relação ao solvente.

De acordo com a pressão osmótica, as soluções podem ser classificadas :

a) Isotônicas : Ë a solução que apresenta a mesma pressão ou semelhante a pressão do sangueisto é o movimento das partículas do soluto, são semelhantes aos movimentos das células sanguíneas e que mantém o tamanho dos glóbulos vermelhos normais, isto é não altera a permeabilidade das células. Ex : Soro glicosado à 5%, soro fisiológico a 0,9%

b) Hipertônicas : É a solução que aumenta a concentração plasmática, por processo de osmose, provocando a saída de água dos glóbulosvermelhos, onde os mesmos ficam desidratados, sofrendo plasmólise. Ex : solução de cloreto de sódio à 10%.

c) Hipotônica : É a solução que diminui a concentração plasmática, provocando por processo de osmose, a entrada de água nos glóbulos vermelhos, onde as células ficam “inchadas” e rompe-se, causando o fenômeno chamado de hemólise. Ex: água destilada pura na veia.III Osmolaridade :

A osmolaridade é justamente o que vai caracterizar se uma solução é isotônica, hipertônica ou hipotônica, pois ela determina a pressão osmótica de uma solução, em decorrência do número total de partículas ativas, isto é seus movimentos e em dependência do grau de dissociação das partículas como também a sua permeabilidade e érepresentada pelo símbolo Osm/l. ( osmolaridade por litro ). O sangue possui uma osmoliridade de aproximadamente 280 à 300 miliosmoles ( mOsm/l ) miliosmole por litro, e toda substância que apresentar uma milosmolaridade por litro semelhante a este valor é classificada como uma solução isotônica . Se a miliosmolalidade for maior que este valor, a solução é classificada de hipertônica, se for menor,hipotônica. Ex;
Veja porque, o soro fisiológico é uma solução isotônica :
Cálculo :

0,9% = 0,9g em 100ml, logo x 10 = 1000ml = 1litro = 9g. Então:

9g de NaCl em 1litro, passando para miligrama, multiplicando por 1000 =

9.000mg/l x 2 18.000
........................ = ...................... = 307,69 = 308mOsml/l...
tracking img