Exercícios sobre a evolução do pensamento geográfico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
|[pic] |INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – CAMPUS PICUÍ |
| |PROFESSORA: MÁRCIA VIANA - GEOGRAFIA |

Nome:___________________________________________________ Data: ___/___/2011

1. Hoje, a civilização só pareceprogredir onde existe um clima estimulante. Uma civilização de primeira categoria pode ser transportada de um lugar para outro, mas só pode crescer com vigor onde o clima der energia aos homens.” (Huntington, 1915.)
Na atualidade, considerando as linhas de pensamento geográfico mais modernas, a afirmação contida no texto pode ser:
a) Confirmada em numerosas áreas de colonização européia da Áfricaque não conseguiram se desenvolver em virtude dos climas árido e semi-árido.
b) Contestada em sua essência, pois não são exclusivamente as condições naturais que justificam o grau de desenvolvimento de uma região.
c) Confirmada em sua essência, pois em várias áreas da África e da América Latina as condições climáticas adversas retardaram o progresso.
d) Contestada, pois não é o clima,mas o meio natural como um todo, o principal fator responsável pelo fraco desenvolvimento econômico de várias partes do mundo, a exemplo do Sahel africano.
e) Confirmada na Ásia das Monções, onde a forte concentração de chuvas num só período do ano impediu que as influências da colonização européia promovessem o desenvolvimento da região.

2. Estudar geograficamente o mundo ou parte do mundoé ir além da simples descrição da paisagem, pois esta não nos fornece elementos suficientes para uma compreensão global daquilo que pretendemos conhecer geograficamente.
Quanto à colocação anterior, indique as afirmativas corretas:
a) Por trás de toda paisagem existe uma dinâmica particular que a determina, que a constrói, que a mantém com determinada aparência.
b) Qualquer investigação,de fato geográfica, acerca do mundo, deve propor-se investigar, principalmente, o modo elo qual a sociedade produz o espaço geográfico.
c) É a idéia que os homens fazem das coisas, nas suas formas de viver, morar, de se divertir e nos seus movimentos ou nos de seus produtos, que encontramos o sentido conferido pelas dinâmicas sociais aos espaços geográficos.
d) Ao analisarmos paisagenscomo as do cerrado, devemos proceder diferentemente do que faríamos ao analisarmos a da Avenida Goiás, pois na primeira, a dinâmica social da produção/apropriação dessa paisagem está ausente.
e) Em cada período da história da humanidade, em cada canto do mundo, encontraram-se diversas sociedades produzindo espaços geográficos iguais, devido às semelhantes formas de produzir, consumir e pensar quetais sociedades estruturaram para sobreviver.
f) Hoje, é possível perceber a presença do mundo quase inteiro em cada recanto da Terra, já que as fronteiras dos países não são limites intransponíveis para a imposição de idéias e ritmos da moderna sociedade industrial.

3. A análise do espaço geográfico permitem afirmar:
a) À medida que o homem se apropria do espaço natural, mais a ele seintegra, sem depreciá-lo.
b) Os elementos que compõem a natureza se combinam, mas não são interdependentes.
c) O homem, no processo de produção do espaço geográfico, não age isoladamente e, sim, em sociedade.
d) O modo de produção capitalista contribui para a preservação ambiental.
e) As montanhas foram as formas de relevo que mais sofreram desgastes devido à atuação do homem.4. A Geografia é uma Ciência Humana, que tem como uma de suas características o estudo de aspectos naturais como clima, relevo, vegetação, hidrografia e outras especialidades que nos permitem trabalhar a relação sociedade/natureza de uma forma integrada.
Esse método de interpretação, porém, não é o único adotado pelos geógrafos. No que se refere a outras metodologias, é correto afirmar:
a) A...
tracking img