Exercícios microeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LISTA DE EXERCÍCIOS — DEMANDA E OFERTA

01 – Num mercado de concorrência perfeita, a oferta e demanda de um produto são dadas, respectivamente, pelas seguintes equações: QO = 48 + 10P eQD = 300 – 8P onde QO , QD e P representam, na ordem, a quantidade ofertada, a quantidade demandada e o preço do produto. Pede-se: a) O preço e a quantidade de equilíbrio; b) O excesso dedemanda se o governo fixar o preço máximo em $10; c) representar graficamente o equilíbrio e o excesso de demanda.

02 – Num mercado de concorrência perfeita, a oferta e demanda de umproduto são dadas, respectivamente, pelas seguintes equações: QO = (2.000 + 1.000P e QD = 4.000 – 500P onde QO , QD e P representam, na ordem, a quantidade ofertada, aquantidade demandada e o preço do produto. Pede-se: a) O preço e a quantidade de equilíbrio; b) O excesso de oferta se o governo fixar o preço mínimo em $5; c) representargraficamente o equilíbrio e o excesso de oferta.

03 – Num mercado de concorrência perfeita, a oferta e demanda de um produto são dadas, respectivamente, pelas seguintes equações: P = 4 + 0,4QOe P = 16 – 0,2QD onde QO , QD e P representam, na ordem, a quantidade ofertada, a quantidade demandada e o preço do produto. Pede-se: a) O preço e a quantidade de equilíbrio; b) O excessode demanda se o governo fixar o preço máximo em $10; c) representar graficamente o equilíbrio e o excesso de demanda.

04 – Num mercado de concorrência perfeita, a oferta e demanda de umproduto são dadas, respectivamente, pelas seguintes equações: QO = (2 + 2P e QD = 100 – 10P onde QO, QD e P representam, na ordem, a quantidade ofertada, a quantidade demandada e o preço doproduto. Pede-se: a) O preço e a quantidade de equilíbrio; b) O excesso de oferta se o governo fixar o preço mínimo em $7; c) representar graficamente o equilíbrio e o excesso de oferta.
tracking img