Exercícios de ubutg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIOS DE IBUTG

1) Um trabalhador fica exposto continuamente junto a um forno sem local de descanso durante 2 horas. Realizada a avaliação de calor no local, obtiveram os seguintes dados:
- Tbn = 25 C - Tg = 45 C
- Ambiente Interno sem Carga Solar
- Tipo de Atividade: remoção com pá
Levantar se o LT foi ultrapassado.

2) Considere:
- LOCAL DETRABALHO
* Atividade: Carregamento de Forno
* Taxa de Metabolismo: 440 kcal/h
* IBUTG: 31 C
* Tempo de Trabalho: 20 minutos

- LOCAL DE DECANSO
* Atividade: Sentado fazendo anotações
* Taxa de Metabolismo: Quadro 3
* IBUTG: 23 C
Qual a sua conclusão após os cálculos realizados ?

3) No setor deuma tecelagem um operador de má quinas desenvolve uma atividade moderada, onde se encontram os seguintes valores:
- Tg =35 C - Tbn= 25 C
Após os cálculos determinar se o LT foi ultrapassado ou não.

4) Setor Caldeira. Um técnico de segurança precisa avaliar o calor na atividade de um caldeirista. O caldeirista trabalha em uma caldeira a lenha com uma fornalha deabastecimento manual com lenha em metro. Para tal, analisou o seu ciclo de trabalho, sendo que a cada 30 minutos trabalhados, o trabalhador gastava 10 minutos abastecendo a fornalha e os outros 20 minutos, o trabalhador ficava controlando a pressão da caldeira e fazendo algumas movimentações de lenha e conservação do ambiente da caldeira. Nesta situação, verificamos dois ambientes com exposição diferenciadaao calor, um abastecendo a fornalha e outro no ambiente da caldeira controlando a mesma.

Leitura dos termômetros abastecendo a caldeira ( fornalha aberta com disposição dos termômetros na frente da mesma ): Tg = 56 °C e Tbn = 29,5 °C

Leitura dos termômetros no ambiente da caldeira: Tg = 26,3 e Tbn = 24,5 °C

Sabendo que o metabolismo para atividade de descanso é igual a220 Kcal/h e para atividade de trabalho é igual a 440 Kcal/h, calcule o metabolismo médio, encontre o limite de tolerância (máximo IBUTG ), calcule o IBUTG médio e compare concluindo a respeito da insalubridade na atividade do operador.

5) No setor de cozimento de uma industria alimentícia o trabalhador aciona durante 8 minutos uma válvula de vapor que está situada em frente aos cozinhadores.Após esse período de acionamento, dirige-se a sala ao lado, permanecendo aproximadamente 4 minutos, anotando os dados do quadro Sinóptico de controle dos cozinhadores, retornando em seguida ao local de operação da válvula de vapor.
- Local da válvula a vapor:
* Atividade considerada moderada
- Local da sala de anotações:
* Atividade considerada LeveApós levantamento: Válvula de vapor
- Tbn = 24 C - Tg = 42 C
Sala = Tbn = 21 C - Tg = 25 C

Levantar se a atividade é insalubre de acordo com os dados informados.

6) Trabalho de Cozinheiro
IBUTGt: Trabalho em ambiente com temperatura elevada com 35 C, medição efetuada na altura do peito, quando o funcionário realizava movimentos repetitivos comescumadeira em farofa de legumes.

IBUTGd: Trabalho realizado em ambiente com temperatura amena com 26,8 C.
Dê acordo com a NR-15 anexo3, considerando 1 hora de desconforto, e segundo informações obtidas junto ao funcionário, na realização dos serviços realizados acima, durante 30 minutos as tarefas são realizadas em ambiente com temperatura elevada e nos outros 30 minutos as tarefassão realizadas em temperaturas menos elevadas.
A atividade é moderada. Determine a insalubridade.

7) Determinar se há insalubridade na seguinte situação:
Um trabalhador desenvolve suas atividades num ambiente com as seguintes características:
A cada meia hora há um derramamento de material aquecido, essa operação dura 5 minutos e durante a mesma, o indivíduo desenvolve...
tracking img