1. No que diz respeito ao delito de peculato, assinale a opção correta.
a) No delito de peculato culposo, a reparação do dano antes da publicação da sentença irrecorrível extingue a punibilidade;caso a reparação ocorra em momento posterior a tal publicação, a pena imposta será reduzida à metade.

b) Certo agente público utilizou um veículo que lhe foi confiado pelo serviço público paraassuntos particulares. Nesse caso hipotético, tratando-se o automóvel de bem público, o agente cometeu o delito de peculato.

c) Um funcionário público, chefe de certa repartição, recebeu valoreslegalmente devidos por particulares e, sem previsão legal, utilizou a quantia para a compra de um aparelho de ar-condicionado, instalando-o na própria repartição. Nesse caso hipotético, como não houveapropriação de dinheiro pelo funcionário, este não cometeu, sequer em tese, delito de peculato.

d) No delito relatado na opção anterior, a origem dos bens apropriados deve ser pública, razão pela qual nãocaracteriza peculato a conduta do funcionário da carceragem pública que, em razão do cargo, apropria-se de bens ou valores pertencentes ao preso.



2. Considere que Charles, funcionário públicono exercício de suas funções, tenha desviado dolosamente valores particulares de que tinha a posse em razão do cargo. Nessa situação hipotética,
a) Charles praticou crime de furto, e não de peculato,haja vista que os valores de que tinha a posse em razão do cargo eram particulares, e não, públicos.

b) se Charles reparar o dano antes do recebimento da denúncia, sua punibilidade será extinta;se o fizer posteriormente, sua pena será diminuída.

c) a pena de Charles não seria alterada na eventualidade de ser ele ocupante de cargo em comissão de órgão da administração direta, visto que atipificação do crime já considera o fato de ser o agente funcionário público como elementar do tipo.

d) Charles praticou peculato-desvio, podendo eventual reparação do dano ser considerada... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 06). Exercícios de penal. crimes práticados por funcionários públicos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Exerc%C3%ADcios-De-Penal-Crimes-Pr%C3%A1ticados-Por/283698.html

MLA

"Exercícios de penal. crimes práticados por funcionários públicos" TrabalhosFeitos.com. 06 2012. 2012. 06 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Exerc%C3%ADcios-De-Penal-Crimes-Pr%C3%A1ticados-Por/283698.html>.

MLA 7

"Exercícios de penal. crimes práticados por funcionários públicos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2012. Web. 06 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Exerc%C3%ADcios-De-Penal-Crimes-Pr%C3%A1ticados-Por/283698.html>.

CHICAGO

"Exercícios de penal. crimes práticados por funcionários públicos." TrabalhosFeitos.com. 06, 2012. Acessado 06, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Exerc%C3%ADcios-De-Penal-Crimes-Pr%C3%A1ticados-Por/283698.html.