Exercícios de metalografia

Páginas: 4 (814 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2011
Exercícios de metalografia

Questão 1: Explique como funciona o aumento de imagens em microscopia.

O aumento de imagens em microscopia óptica utiliza uma conjunção de lentes divergentes(côncavas) que dispersam o feixe aumentando a dimensão da imagem que este feita forma num determinado anteparo. Em microscopia eletrônica a formação das imagens se dá pela ação de lentes eletromagnéticas(veremos mais detalhes sobre ela após a AV1)

Questão 2: Dê a diferença entre refração e reflexão e a importância destes fenômenos em metalografia.

Refração: passagem da luz de um meio para outro(exemplo água e ar). Em microscopia utilizamos a difração, conceito totalmente diferente da refração
Difração: quando um feixe incide em um material, dizemos que este feixe foi difratado quando suaenergia é dividida em outros feixes e o somatório das energias destes feixes é igual ao somatório do feixe original. Um destes feixes difratados é utilizado para a formação das imagens em microscopia.Reflexão: fenômeno que a radiação apresenta de se propagar na mesma direção porém em sentido oposto ao movimento inicial após o encontro com algum material reflexivo.

Questão 3: O raio X é umaradiação altamente energética capaz de provocar fenômenos no núcleo atômico. Explique como este fenômeno contribui para a microscopia eletrônica.

A energia total do feixe é difratada quando este atinge aamostra gerando feixes difratados com várias energias diferentes. O somatório destas é igual à energia inicial do feixe e o feixe de elétrons secundários é responsável pela formçaõ das imagens emmicroscopia (sofrem alteração de propagação pelas lentes eletromagnéticas, aumentando a imagem). Veremos mais detalhes após a prova de AV1.

Questão 4: Com relação aos "eclipses" está correta aafirmativa:  
Questão 4: anulada!!!!

I. São fenômenos celestes de desaparecimento total ou parcial de uma estrela, temporariamente, por interposição do Sol.  
II. Quando a Lua está alinhada entre o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • metalografia
  • Metalografia
  • Metalografia
  • Metalografia
  • Metalografia
  • Metalografia
  • Metalografia
  • Metalografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!