Exercícios de fixação administração de materiais e logística

Exercícios de Fixação

Questão 1
(ENADE 2006). A Cia. Alonso de Auto Peças Ltda. Distribui peças para oficinas de reparo de automóveis localizadas em grande área metropolitana. Embora se trate deum mercado competitivo, a Cia. Alonso gostaria de oferecer níveis de estoque adequados às oficinas atendidas, ao mesmo tempo em que deseja maximizar seus lucros. Ela é sabedora de que, à medida queaumenta a percentagem média de atendimentos aos clientes (nível de serviço), maior é seu custo de estoques. A fim de determinar a influência dos níveis de estoque no percentual de atendimento aosclientes, a Alonso fez um levantamento dos principais itens de seu estoque nos últimos seis meses. A seguinte tabela foi preparada:


A partir dos dados apresentados nessa tabela, pode-se concluir que omaior lucro ocorrerá quando o nível de serviço for equivalente a:
a) 80%.
b) 85%.
c) 90%.
d) 95%.
e) 98%.

CORRETA: C


Questão 2
(ENC 2001). O gráfico abaixo apresenta a demanda previstade um determinado produto por mês, bem como dois possíveis sistemas de produção. A escolha alterará os níveis de estoques mensais da empresa. Observando o gráfico conclui-se que o sistema:


a) Aimplicará a formação de estoques ao longo do primeiro semestre.
b) A implicará a formação de estoques ao longo do segundo semestre.
c) B implicará a formação de estoques ao longo do primeirosemestre.
d) B implicará a formação de estoques ao longo do segundo semestre.
e) B não implicará subcontratação para o atendimento da demanda durante todo o período.

CORRETA: A

Questão 3
Fonte (ENC2001, q.31). A Laticínios Brasileiros Ltda. tem um custo anual de mercadoria vendida de R$ 350.000,00, e o estoque médio anual é de R$ 100.000,00. Quantas vezes o estoque da empresa gira por ano?a) 0,286.
b) 0,350.
c) 0,714.
d) 2,500.
e) 3,500.

CORRETA: E

Questão 4
(ENC 2001). Analise a situação do estoque da Empresa de Transportes de Cargas Gersontrans Ltda. apresentada no quadro...
tracking img