Exercícios de Filosofia e Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia

01. Leia o fragmento textual e marque a alternativa correta em relação ao tema trabalhado:
"Do ponto de vista da teoria do conhecimento, a consciência é uma atividade sensível e intelectual dotada do poder de análise, síntese e representação. É o sujeito. Reconhece-se como diferente dos objetos, cria e descobre significações, institui sentidos, elabora conceitos, idéias, juízos eteorias. É dotado de capacidade para conhecer-se a si mesmo no ato do conhecimento, ou seja, é capaz de reflexão. É saber de si e saber sobre o mundo, manifestando-se como sujeito percebedor, imaginante, memorioso, falante e pensante. É o entendimento propriamente dito". (Marilena Chauí - Convite à Filosofia).

a) Podemos dizer que a atividade racional dos seres humanos permitem que os mesmosconsigam ter consciência sobre realidade somente pelo aspecto intelectual. 
b) O poder de análise, síntese e representação que o texto se refere seria a capacidade humana de refletir racionalmente sobre si e sobre o mundo externo. 
c) Segundo o texto, a nossa consciência racional não permite o auto-reconhecimento, nem a capacidade de atribuição de sentidos e conceitos. 
d) A consciência seria algoapenas abstrato que nos trás subsídios para desenvolvermos a capacidade de entendermos apenas a nossa própria essência. 
e) A consciência reflexiva e racional das pessoas é capaz de unificar todas as opiniões subjetivas em classificações universais e absolutas a respeito da realidade exterior. 

02. Analise as afirmativas que tratam sobre a Consciência Reflexiva dos sujeitos e marque aalternativa correta: 

I - A consciência reflexiva forma-se como atividade de análise e síntese, de representação e de significação voltadas para a explicação, descrição e interpretação da realidade. 
II - A possibilidade de reflexão apóia-se em métodos de conhecer e buscar a verdade por meio do aspecto racional. 
III - O sujeito do conhecimento não é uma vivência individual, mas aspira àuniversalidade, ou seja, à capacidade de conhecimento que seja idêntica em todos os seres humanos e com validade para todos os seres humanos, em todos os tempos e lugares. 

Está(ão) correta(s): 
a) Apenas a afirmativa I. 
b) Apenas a afirmativa II. 
c) Apenas a afirmativa III. 
d) As afirmativas I e III. 
e) As afirmativas I, II e III. 

03. Sobre a capacidade de reflexão e produção do conhecimentodos seres humanos analise as afirmativas e avalie se verdadeiro ou falso: 

0 - 0 A vivência é singular (minha), já o conhecimento é universal (nosso, de todos os humanos). 
1 - 1 A Consciência é a capacidade humana para conhecer, para saber que conhece e para saber o que sabe que conhece. A consciência é um conhecimento (das coisas e de si) e um conhecimento desse conhecimento (reflexão). 
2- A filosofia propriamente dita tem condições de surgir no momento em que o pensar é posto em causa, tornando-se objeto de reflexao. 
3 - O homem comum, no cotidiano da vida, é levado a momentos de parada, a fim de retomar o significado de seus atos e pensamentos, e nessa hora é solicitado a refletir. 
4 - Refletir filosoficamente é retomar o próprio pensamento, pensar o já pensado, voltar parasi mesmo e colocar em questão o que já se conhece. 

04. Segundo o professor Flermeval Saviani, a reflexão filosófica é radical, rigorosa e de conjunto.A respeito dessas três propriedades, relacione as colunas: 

I - Reflexão Radical. 
II - Reflexão Rigorosa. 
III - Reflexão de Conjunto. 

a) (     ) É quando o indivíduo deve dispor de um método claramente explicitado a fim de procedercom rigor, garantindo a coerência e o exercício da crítica. 
b) (      ) Seria a conduta racional globalizante, ou seja, a que examina os problemas sob a perspectiva global, em sua totalidade e até de maneira interdisciplinar. 
c) (       ) Seria a busca pelos os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir, ou seja, é a pretensão de se obter o entendimento real de algo,...
tracking img