Exercícios de Filosofia e Sociologia

Filosofia

01. Leia o fragmento textual e marque a alternativa correta em relação ao tema trabalhado:
"Do ponto de vista da teoria do conhecimento, a consciência é uma atividade sensível eintelectual dotada do poder de análise, síntese e representação. É o sujeito. Reconhece-se como diferente dos objetos, cria e descobre significações, institui sentidos, elabora conceitos, idéias, juízos eteorias. É dotado de capacidade para conhecer-se a si mesmo no ato do conhecimento, ou seja, é capaz de reflexão. É saber de si e saber sobre o mundo, manifestando-se como sujeito percebedor,imaginante, memorioso, falante e pensante. É o entendimento propriamente dito". (Marilena Chauí - Convite à Filosofia).

a) Podemos dizer que a atividade racional dos seres humanos permitem que os mesmosconsigam ter consciência sobre realidade somente pelo aspecto intelectual. 
b) O poder de análise, síntese e representação que o texto se refere seria a capacidade humana de refletir racionalmentesobre si e sobre o mundo externo. 
c) Segundo o texto, a nossa consciência racional não permite o auto-reconhecimento, nem a capacidade de atribuição de sentidos e conceitos. 
d) A consciênciaseria algo apenas abstrato que nos trás subsídios para desenvolvermos a capacidade de entendermos apenas a nossa própria essência. 
e) A consciência reflexiva e racional das pessoas é capaz de unificartodas as opiniões subjetivas em classificações universais e absolutas a respeito da realidade exterior. 

02. Analise as afirmativas que tratam sobre a Consciência Reflexiva dos sujeitos e marque aalternativa correta: 

I - A consciência reflexiva forma-se como atividade de análise e síntese, de representação e de significação voltadas para a explicação, descrição e interpretação darealidade. 
II - A possibilidade de reflexão apóia-se em métodos de conhecer e buscar a verdade por meio do aspecto racional. 
III - O sujeito do conhecimento não é uma vivência individual, mas aspira à...