Exercícios de comportamento humano organizacional

Instituto Taubaté de Ensino Superior – ITES
Administração de Empresas 1°B (1°SEM/2012)
Exercícios de Comportamento Humano Organizacional
Profª Maria do Carmo

Nomes: Ana Paula
AnaPaula
Janaina
Samira
Leandro
Taubaté 2012

1) Definir Satisfação
Satisfação no trabalho é o sentimento resultante da percepção de que o nosso trabalho realiza valoresimportantes. Ou seja, é o sentimento criado pela percepção dos valores, e a importância deles. A satisfação no trabalho é constituída por três componentes:
* Valores- “Que uma pessoa desejaobter consciente ou inconscientemente"
* Importância- Que as pessoas dão a seus valores, este é determinante para o grau de satisfação no trabalho. Exemplo: algumas dão mais importância a valoresligados a diversão, outras dão mais valores à segurança no trabalho.
* Percepção- A satisfação está ligada em nossa percepção da situação atual em relação aos nossos valores. Porém estapercepção pode não ser a realidade objetiva. Quando não é a realidade objetiva, é preciso ver e entender como o individuo percebe a situação, e não a própria realidade concreta.

Existem maneiras dedimensionar a satisfação com o trabalho. Uma delas, referente ao pagamento, supervisão, supervisão, os colegas e o trabalho em si, este é chamado de índice descritivo de cargo. Outra maneira, é a escala defaces, onde se mede a satisfação do funcionário como um todo, de forma geral.
É preciso dar importância à compreensão e melhoramento das atitudes e dos sentimentos de seus funcionários para com otrabalho, pois assim se pode obter vantagem competitiva. Uma informação importante e que pode ajudar a entender a importância disso é que 95% da permanência e satisfação de funcionários na empresa estadiretamente relacionada aos índices de manutenção dos clientes.

2) Definir Stress: componentes do stress, reações fisiológicas e síndrome de adaptação geral.
Stress é um estado emocional...
tracking img