Exercícios de comportamento humano organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Taubaté de Ensino Superior – ITES
Administração de Empresas 1°B (1°SEM/2012)
Exercícios de Comportamento Humano Organizacional
Profª Maria do Carmo

Nomes: Ana Paula
Ana Paula
Janaina
Samira
Leandro
Taubaté 2012

1) Definir Satisfação
Satisfação no trabalho é o sentimento resultante da percepção de que o nosso trabalho realiza valoresimportantes. Ou seja, é o sentimento criado pela percepção dos valores, e a importância deles. A satisfação no trabalho é constituída por três componentes:
* Valores- “Que uma pessoa deseja obter consciente ou inconscientemente"
* Importância- Que as pessoas dão a seus valores, este é determinante para o grau de satisfação no trabalho. Exemplo: algumas dão mais importância a valoresligados a diversão, outras dão mais valores à segurança no trabalho.
* Percepção- A satisfação está ligada em nossa percepção da situação atual em relação aos nossos valores. Porém esta percepção pode não ser a realidade objetiva. Quando não é a realidade objetiva, é preciso ver e entender como o individuo percebe a situação, e não a própria realidade concreta.

Existem maneiras de dimensionara satisfação com o trabalho. Uma delas, referente ao pagamento, supervisão, supervisão, os colegas e o trabalho em si, este é chamado de índice descritivo de cargo. Outra maneira, é a escala de faces, onde se mede a satisfação do funcionário como um todo, de forma geral.
É preciso dar importância à compreensão e melhoramento das atitudes e dos sentimentos de seus funcionários para com otrabalho, pois assim se pode obter vantagem competitiva. Uma informação importante e que pode ajudar a entender a importância disso é que 95% da permanência e satisfação de funcionários na empresa esta diretamente relacionada aos índices de manutenção dos clientes.

2) Definir Stress: componentes do stress, reações fisiológicas e síndrome de adaptação geral.
Stress é um estado emocionaldesagradável, em que o individuo duvida de sua capacidade para enfrentar um desafio, percebido em relação a um valor de sua importância. O stress é vivido no trabalho pelo equilíbrio entre exgência e capacidade. Se o equilíbrio é obtido, terá como resultado o bem-estar, se o resultado for negativo, terá graus de incerteza, conflitos e sensação de desamparo.
Para entender é preciso dividir em três componentesprincipais. O primeiro é o desafio percebido, onde o stress surge da interação das pessoas e sua percepção do ambiente. Exemplo: rumores sem fundamento sobre demissão de centenas de funcionários.
O segundo é o valor importante, que assim como na satisfação, é a importância que o individuo dá a seus próprios valores. O desafio causará stress quando ameaçar um valor importante. Exemplo: a demissãode centenas de funcionários pode não causar stress para aquele que já está prestes a se aposentar.
Por fim, a incerteza da resolução, ou seja, a pessoa interpreta a situação de acordo com sua percepção sobre a probabilidade de lidar positivamente com o desafio. O máximo do stress acontece quando a dificuldade percebida no desafio está próxima ao nível de capacidade do individuo. Na medida em queo nível de dificuldade e o nível de capacidade se aproximam, o resultado se torna cada vez mais incerto. Incerteza gera stress, e não o resultado negativo.

Quando existe uma ameaça, o corpo produz substâncias químicas que elevam a pressão sanguínea e desviam o sangue da pele e do aparelho digestivo para os músculos, longe dos órgãos internos. As gorduras do sangue são então liberadas parafornecer um ímpeto de energia e aumentar a coagulação do sangue em caso de dano. Quando a ameaça é prolongada, o corpo começa a conservar água e sais minerais, além disso, é produzido ácido gástrico para aumentar a eficiência da digestão na ausência de sangue. Exemplo: funcionários com cargos que exijam demandas, estes são mais propensos a ter pressão alta.
A Síndrome da Adaptação Geral é uma...
tracking img