Exercícios de coerência e coesão textual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE – AULA 5
(1,25)
Você deverá responder as questões e enviá-las por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para o e-mail mfernandes@unigran.br ou para rutedesouza@unigran.br
Exercícios de coerência e coesão textual
Nas questões 01 e 02, numere os períodos de modo a constituírem um texto coeso e coerente e,depois, indique a seqüência numérica correta.

01- (4 ) Por isso era desprezado por amplos setores, visto como resquício da era do capitalismo desalmado.
(2 ) Durante décadas, Friedman - que hoje tem 85 anos e há muito aposentou-se da Universidade de Chicago - foi visto como uma espécie de pária brilhante.
(5 ) Mas isso mudou; o impacto de Friedman foi tão grande que ele já se aproxima dostatus de John Maynard Keynes (1883-1945) como o economista mais importante do século.
( 1) Foi apenas nos últimos 10 a 15 anos que Milton Friedman começou a ser visto como realmente é: o mais influente economista vivo desde a Segunda Guerra Mundial.
( 3) Ele exaltava a ‘liberdade’, louvava os ‘livres mercados’ e criticava o 'excesso de intervenção governamental.' (Baseado em Robert J. Samuelson,Exame, 1/7/1998)

a) 4, 2, 5, 1, 3
b) 1, 2, 5, 3, 4
c) 3, 1, 5, 2, 4
d) 5, 2, 4, 1, 3
e) 2, 5, 4, 3, 1

02- (4 ) Na verdade, significa aquilo que um liberal americano descreveria (sem estar totalmente correto, porém) como conservadorismo.
(2 ) Nos Estados Unidos, liberalismo significa a atuação de um governo ativista e intervencionista, que expande seu envolvimento e as responsabilidadesque assume, estendendo-os à economia e à tomada centralizada de decisões.
( 1) A guerra global entre estado e mercado contrapõe ‘liberalismo’ a ‘liberalismo’.
(3 ) No resto do mundo, liberalismo significa quase o oposto.
( 6) Esta última definição contém o sentido tradicional dado ao liberalismo.
(5 ) Esse tipo de liberalismo defende a redução do papel do Estado, a maximização da liberdadeindividual, da liberdade econômica e do papel do mercado. (Exame, 1/7/1998)

a) 1, 5, 3, 4, 2, 6
b) 3, 1, 4, 5, 6, 2
c) 2, 4, 5, 3, 6, 1
d) 4 , 2, 1, 3, 6, 5
e) 1, 3, 2, 6, 5, 4

03- Numere o segundo conjunto de sentenças de acordo com o primeiro, de modo que cada par forme uma seqüência coesa e lógica.
(1) A experiência mundial produziu uma ordem razoavelmente depurada de radicalismosideológicos neste fim de século.
(2) As reformas tributária, da legislação trabalhista e da previdência são necessárias à consolidação de uma economia de mercado com altas doses de investimento e de geração de empregos.
(3) O Plano Real interrompeu a ciranda de preços e, com isso, erradicou o imposto inflacionário.
(4) Um fator crítico para consolidar a moeda forte é um banco central independente.(5) Os governos nacionais que compreendem a lógica da economia de mercado implementam políticas públicas compatíveis com a nova ordem em formação. (Baseado em Paulo Guedes, Exame, 1/7/1998)

( 3) Este era politicamente ilegítimo (uma taxação sem legislação) e socialmente injusto.
(4 ) Ele remeteria ao Congresso o ritual de aprovação de despesas e arrecadação de impostos, o que poderia aumentar atransparência da atuação do Estado.
(5 ) Os que não a compreendem, quer por preconceitos ideológicos, quer por motivos religiosos, quer por ignorância, cavam um fosso no qual aprisionam populações inteiras.
( 2) Mas elas precisam ser transmitidas em linguagem cotidiana para que ‘globalização’ não signifique ‘desnacionalização industrial somada a ciranda financeira internacional’.
( 1) Seusalicerces são sistemas políticos democráticos, economias de mercado em processo de globalização, ação social descentralizada por parte de governos nacionais e a consolidação de moedas fortes.
A seqüência numérica correta é:
a) 5, 4, 2, 3, 1
b) 3, 4, 5, 2, 1
c) 1, 5, 3, 4, 2
d) 2, 1, 4, 5, 3
e) 4, 2, 5, 1, 3

ATIVIDADE – AULA 6
(1,25)

Você deverá responder as questões e enviá-las por...