2.2 O exercício do Poder Senhorial: Privilégios e Imunidades

* Graus de Nobreza

Havia vários graus de nobreza, como o principal protagonista da origem do poder senhorial era a nobrezasenhorial.
Haviam os infanções que delegavam funções públicas de governação de terras e castelos, mais tarde o termo “infanções” caiu em desuso, sendo substituído por “fidalgo”.
Existiam outros graus denobreza que eram ocupados pelos cavaleiros que ocupavam a mesma ordem militar da cavalaria, os mesmos dedicavam-se à guerra e deveriam cumprir um código de honra e de cortesia, mas isso nem sempre erarespeitado.
Nas épocas de crise, os cavaleiros assaltavam os peregrinos, viajantes, igrejas e mosteiros.
Havia também os escudeiros, onde nem todos eram nobres, e os escudeiros não fidalgos queacompanhavam o seu cavaleiro e ajudavam-no a vestir as suas armas e a combater.

* A natureza do Poder Senhorial

O Poder Senhorial caracterizava-se sobretudo pelo exercício de funções militares,jurisdicionais e fiscais, ou seja, o poder senhorial estava ligado sobretudo ao poder político, mas além disso o mesmo baseava-se também na posse de armas e no comando militar.
O Poder Senhorialestava ligado ao Poder Banal, onde conferia aos senhores o comando sobre os habitantes de um senhorio.
Faziam-se exigências de multas judiciais que estavam relacionadas com o exercício de justiça porparte do senhor, havendo assim exigências fiscais:
- Banalidades – Uso de instrumentos de produção e realização de actividades ligadas ao comércio e transportes
- Lutuosa e Manaria – Espécie de impostosde sucessão

O Poder Senhorial foi transformado num fator de prestígio e de enriquecimento para os fidalgos e ricos-homens, que assumiram poder local na região do Norte Atlântico.
Com a evoluçãoda Reconquista no centro e sul de Portugal, constituíram-se senhorios nobres que eram as honras e os eclesiásticos que eram os coutos.
A diferença entre ambos deve-se à imunidade conquistada que era... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Exercício do poder senhorial. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Exerc%C3%ADcio-Do-Poder-Senhorial/615520.html

MLA

"Exercício do poder senhorial" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Exerc%C3%ADcio-Do-Poder-Senhorial/615520.html>.

MLA 7

"Exercício do poder senhorial." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Exerc%C3%ADcio-Do-Poder-Senhorial/615520.html>.

CHICAGO

"Exercício do poder senhorial." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Exerc%C3%ADcio-Do-Poder-Senhorial/615520.html.