Exemplos lucia santaella

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5 exemplos práticos com passagem teórica ao lado que comprovem abordagens teóricas ditas no texto Capítulo 4 “Substratos da Cibercultura” do livro “Culturas e artes do pós-humano. Da cultura das mídias à cibercultura” de Lúcia Santaella.


EXEMPLO 1: Com o Twitter, o indivíduo passa de mero consumidor de notícias e informações para um produtor de conteúdo “real time”, que faz a interação dohomem com a máquina tão veloz quanto humana.

Passagens teóricas:

“Com a introdução dos microcomputadores pessoais e portáteis, que nos anos 80 já estavam penetrando no mercado doméstico, os espectadores começaram a se transformar também em usuários. Isso significa que começou a mudar aí a relação receptiva de sentido único com o televisor para o modo interativo e bidirecional que é
exigidopelos computadores. As telas dos computadores estabelecem uma interface entre a eletricidade biológica e tecnológica, entre o utilizador e as redes. Na medida em que o usuário foi aprendendo a falar com as telas, através dos computadores, telecomandos, gravadores de vídeo e câmeras caseiras, seus hábitos exclusivos de consumismo automático passaram a conviver com hábitos mais autônomos dediscriminação e escolhas próprias. Nascia aí a cultura da velocidade e das redes que veio trazendo consigo a necessidade de simultaneamente acelerar e humanizar a nossa interação com as máquinas.” (SANTAELLA, P.3)

“Mudanças profundas foram provocadas pela extensão e desenvolvimento das hiper-redes multimídia de comunicação interpessoal. Cada um pode tornar-se produtor, criador, compositor, montador,apresentador, difusor de seus próprios produtos. Com isso, uma sociedade de distribuição piramidal começou a sofrer a concorrência de um sociedade reticular de integração em tempo real. Isso significa que estamos entrando numa terceira era midiática, a cibercultura. As invenções que levaram a ela e suas conseqüências comunicacionais serão os assuntos sobre os quais este capítulo discorrerá.”(SANTAELLA, P.3,4)


EXEMPLO 2: Atualmente no Brasil, o voto, direito político maior em uma democracia, é cibernético, pois todo o sistema de votação e de contagem é feito em um sistema tecnológico digital através do uso das tecnologias da informação.

Passagens teóricas:

“Antes da digitalização, os suportes eram incompatíveis: papel para o texto, película química para a fotografia ou filme, fitamagnética para o som ou vídeo. Atualmente, a transmissão da informação digital é independente do meio de transporte (fio do telefone, onda de rádio, satélite de televisão, cabo). Sua qualidade permanece perfeita, diferentemente do sinal analógico que se degrada mais facilmente; além disso, sua estocagem é menos onerosa. Por isso mesmo, um dos aspectos mais significativos da evolução digital foi orápido desenvolvimento da multimídia que produziu a convergência dos vários campos midiáticos tradicionais. Foram assim fundidas, em um único setor do todo digital, as quatro formas principais da comunicação humana; o documento escrito (imprensa, magazine, livro); o áudio-visual (televisão, vídeo, cinema), as telecomunicações (telefone, satélites, cabo) e a informática (computadores, programasinformáticos). É esse processo que tem sido referido pela expressão “convergência das mídias”. (SANTAELLA, P.4)

Mas, além disso, depois de terem sido colocados em formato digital, quaisquer desses dados híbridos, podem ser sintetizados em qualquer lugar e em qualquer tempo, para gerar produtos com idênticas cores e sons. Desse modo, os dados independem do lugar e tempo de sua emissão original ou deuma destinação determinada, pois são realizáveis em qualquer tempo e espaço, São telegrafáveis. Para isso, dependem, de um lado, do modem, de outro, da conexão telefônica entre terminais de computadores.” (SANTAELLA, P.4,5)


EXEMPLO 3: O Foursquare, uma rede social com base na geolocalização dos usuários, promove a entrada do homem no ciberspaço através de uma interface acionada pelo...
tracking img