Exemplos de métodos científicos

Métodos Científicos

Método Indutivo:
Márcia e Carlos são cidadãos brasileiros, logo têm direito à saúde, educação, trabalho e renda, segurança e justiça, cultura e lazer, porisso, todos os brasileiros possuem tais direitos.

Método dedutivo:
Tem direito à aposentadoria por idade, trabalhadores do sexo masculino a partir dos 65 anos, e do sexo feminino apartir dos 60. Pedro é rural. Logo se aposentará aos 65 anos.
Falácia: trabalhadores rurais, do sexo masculino tem direito a aposentadoria por idade aos 60 anos, já do sexo femininoaos 55.

Método Dialético:
TESE: O consumo de drogas entre os adolescentes é cada vez maior pela falta de orientação e oportunidades. ANTÍTESE: O consumo de drogas entre osadolescentes é cada vez menor, justamente por causa da orientação e novas oportunidades. SÍNTESE: Apesar do numero de usuários ainda ser expressivo, a educação, que é direito de toda criançae adolescente, como consta no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), juntamente com a orientação, vem contribuindo para que esses jovens tenham um futuro promissor longe dasdrogas.

Método Hipotético-Dedutivo:
José foi até uma loja de móveis de sua cidade, no mês de abril, onde comprou uma televisão para sua sala, pagando-a em 3 prestações de seiscentose sessenta e quatro reais e sessenta e oito centavos. Quitou sua primeira parcela com um cheque pós-datado para o mês seguinte, maio, porém a loja citada descontou seu cheque nomesmo mês da compra, impossibilitando que seu José pagasse a mensalidade da faculdade de sua filha Joana. SOLUÇÕES: O comprador deve procurar um operador de direito para que a loja possaresponder na justiça, alegando danos morais e materiais para que possa obter uma possível indenização. A solução seria entrar em contato com o gerente da loja e chegar a um novo acordo
tracking img