Exemploespecificacaoanalise

908 palavras 4 páginas
Projeto Locadora de Vídeo Passatempo

Documento de Especificação de Análise

1. Introdução

Este documento contém a especificação de análise para o projeto de informatização da vídeo-locadora Passatempo. Esta atividade foi desenvolvida em duas etapas principais, a primeira focando na estrutura de informação do sistema (classes, atributos e associações), a segunda em seu comportamento (operações e trocas de mensagem entre objetos). Na seção 2, são apresentados os produtos da primeira etapa, a saber: Diagrama de Pacotes, Diagramas de Classes (um para cada pacote) e um Dicionário de Dados. Na seção 3, são apresentados os produtos da segunda etapa: Diagramas de Transição de Estados (para as classes com comportamento variável ao longo do tempo), Diagramas de Seqüência (agrupados por casos de uso) e as Descrições da Operação, fechando o conjunto de produtos gerados na fase de análise.

2. Modelo de Classes

A modelagem de classes envolve a identificação de classes, atributos, associações e operações, bem como o agrupamento de classes em subsistemas ou pacotes. A seguir, são apresentados os resultados da análise, no que tange aos aspectos de informação basicamente.

1. – Diagrama de Pacotes

O propósito de um diagrama de pacotes é prover uma visão de nível mais alto do sistema, mostrando sua decomposição em subsistemas. O ponto de partida para essa decomposição é o domínio do problema e, portanto, a decomposição utilizada no modelo de casos de uso foi transposta para o modelo de classes, como mostra a figura 2.1.

Figura 2.1 – Diagrama de Pacotes

O diagrama da figura 2.1 mostra a dependência principal entre os subsistemas, indicando que o pacote AtendimentoCliente solicita serviços do pacote ControleAcervo para poder cumprir suas responsabilidades.

Na próxima seção, são apresentados os diagramas de classes para cada um desses pacotes.

2. – Diagramas de Classes

A figura 2.2 apresenta o Diagrama de Classes

Relacionados