Exemplo de trabalhos de atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do enredo: a hora da estrela

O livro conta a história de uma moça nordestina, nascida em Alagoas num ambiente de extrema pobreza, aos dois anos de idade tornou-se órfão de pai e mãe, e passou a morar com uma tia, sua única parenta no mundo, tão pobre quanto ela. Destituída de qualquer conforto, totalmente alienada do consumismo o único desejo da menina era comer goiabada com queijo,prazer que quase sempre lhe era negado, por castigo. Dessa tia a menina levou muitos cascudos na cabeça, forma que empregava a mulher para educar a sobrinha. Aos dezenove anos Macabéa e a tia vão morar para o Rio de Janeiro, e lá a tia arruma um emprego numa datilografia no escritório de uma empresa de representante de roldanas e pouco tempo depois morre.
Com a morte da tia a moça passa a morarnuma vaga de quarto compartilhado com quatro balconistas das lojas americanas. O quarto ficava numa região pouco nobre da cidade, próximo a prostitutas que serviam a marinheiros.
Macabéa tinha um sono superficial porque estava resfriada havia um ano. Tinha acessos de tosse que sufocava com o travesseiro para não acordar as colegas de quarto. Às vezes sentia fome antes de dormir e ficava meioalucinada pensando em coxa de vaca. O remédio era mastigar e engolir papel. Dessa forma defendia-se da morte por intermédio de um viver de menos gastando pouco de sua vida para esta não acabar. Vez por outra ia para a Zona Sul e ficava olhando as vitrinas faiscantes de jóias e roupas acetinadas - só para se mortificar um pouco. É que ela sentia falta de encontrar-se consigo mesma e, sofrer um pouco éum encontro. Domingo ela "acordava mais cedo para ficar mais tempo sem fazer nada". Ela era doída por soldado. "Quando via um, pensava com estremecimento de prazer: será que ele vai me matar?". Macabéa tinha um luxo, além de uma vez por mês ir ao cinema: pintava de vermelho grosseiramente escarlate as unhas das mãos. Gostava de filme de terror ou de musicais. Tinha predileção por mulher enforcadaou que levava tiro no coração.
"Quando acordava não sabia mais quem era". Só depois é que pensava: sou datilógrafa e virgem, e gosto de coca-cola. Só então se vestia, passava o resto do dia representando com obediência o papel de ser. Toda a madrugada ligava o rádio emprestado por uma colega de moradia. Deixava o som bem baixinho na Rádio Relógio, "que dava hora certa e cultura". No intervaloentre as "gotas de minutos", havia anúncios comerciais. Ela adorava anúncios: às noites costumava ler à luz da vela os anúncios que recortava de jornais velhos do escritório. Gostava especialmente de um anúncio que mostrava um colorido pote aberto de creme para pele de mulheres. "O creme era tão apetitoso que se tivesse dinheiro para comprá-lo não seria boba". Que pele que nada, ela o comeria issosim, às colheradas no pote mesmo. Faltava gordura ao seu organismo. Um dia em que quis descansar, inventou a mentira de dor de dente para ir ao trabalho.
No dia seguinte sob forte chuva de fim de tarde, ela encontrou um moço chamado Olímpico de Jesus (que acrescentou Moreira chaves, por achar que seu sobrenome era dos que não tem pai) e começaram a namorar. Ele era operário de uma metalúrgica,transportava o dia inteiro barras de metal. Conseguia até economizar algum dinheiro; dormia de graça numa guarita em obras de demolição, por camaradagem do vigia.
Olímpico gostaria de ser toureiro não tinha pena do touro, apreciava o sangue. Antes de vir para o Rio, tinha ajuntado economias até conseguir arrancar um canino perfeito, substituindo-o por um dente de ouro faiscante. Mantinha aesperança de ser um homem rico, poderoso e até deputado. Em sua terra fora o que se chama de "cabra safado", pois já havia matado um homem de que não gostava, nos cafundós do sertão, com um canivete.
Nas horas de folga esculpia figuras de santo, mas não as vendia por achá-las bonitas. Olímpico era macho de briga. Mas fraquejava em relação a enterros: às vezes ia três vezes por semana a enterro de...
tracking img