Exemplo de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho limita-se à apresentar uma visão geral das teorias motivacionais e sua importância para os administradores modernos. Sabe-se que um dos aspectos que influencia na produtividade do profissional é a motivação, pois, uma vez que este reconhece sua importância dentro da organização, sente-se mais comprometido e envolvido com as atividades, desempenhando melhor suaprodutividade. Compreender o comportamento do indivíduo dentro da organização é essencial para o administrador desempenhar o papel de produzir estímulos para os colaboradores serem conduzidos à realização das metas organizacionais. O estudo das Teorias Motivacionais é um importante instrumento para que o administrador seja capaz de propor e conduzir ações mais adequadas para despertar a motivação. Otrabalho apresenta as principais teorias motivacionais que são: A teoria da hierarquia das necessidades de Abraham Maslow (1951). A teoria de Clayton Alderfer (1972). A teoria de David McClelland (1961), que se dedicam a analise do comportamento humano. E as que se dedicam ao processo organizacional que são: A teoria de Frederick Herzberg e a teoria de Hackman e Oldham (1980). Apresentamos também umprograma motivacional da empresa FMC, fazendo uma associação desse programa com as teorias.

Motivação

Evoca, de imediato, necessidade, impulso, desejo, impelindo o indivíduo a um comportamento. Motivação, portanto, é termo imerso do relativo, pois exige um objeto determinado. Com Efeito, envolve um conjunto de fatores psicológicos e cinéticos, direcionados para o empenho na consecução de umobjetivo.
Distinguimos motivações primárias e secundárias. As primárias jungem-se à sobrevivência do indivíduo, enquanto as secundárias, embora importantes, não se referem diretamente à sobrevivência.
Nas teorias da motivação, encontra-se o princípio da homeostase. As teorias psicológicas consideram duas hipóteses: (1) algumas necessidades constituem princípio de estimulação e (2) o melhorestado de equilíbrio é o da ausência da estimulação.
A motivação pode dimensionar-se no plano individual ou grupal. No plano individual, a razão e a emoção (fatores psicológicos) conjugam-se e provoca conduta, comportamento, ação do individuo (fatores cinéticos). No plano grupal, implica uma intensidade de forças que atuam, simultaneamente, em todos os membros do grupo, provocando uma ação conjugada,visando a um fim. A homeostase encontra-se subsumida nas conclusões de Fritz Helder e Theodore Newcomb, segundo as quais os indivíduos buscam o equilíbrio entre as próprias atitudes e a dos outros com os quais se relacionam, tendo em vista um objetivo comum.

TEORIA DE ABRAHAN MASLOW (1951)
Podemos afirmar que a mais conhecida teoria sobre motivação é, provavelmente a das necessidades, SegundoMaslow, dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de cinco necessidades;
1 – Fisiológicas: incluem fome, sede, abrigo, sexo, e outras necessidades corporais.
2 – Segurança: inclui segurança e proteção contra danos físicos e emocionais.
3 – Sociais: incluem afeição, aceitação, amizade e sensação de pertencer a um grupo
4 – Estima: inclui fatores internos de estima, como respeito próprio,realização e autonomia; e fatores externo de estima, como status, reconhecimento e atenção.
5 – Auto–realização: a intenção de tornar-se tudo aquilo que a pessoa é capaz de ser; inclui crescimento, auto desenvolvimento e alcance do próprio potencial.
À medida que cada uma dessas necessidades vão sendo atendidas, a próxima torna-se a dominante. Como mostra abaixo, o individuo move-se para o topoda pirâmide. Do ponto de vista da motivação, essa teoria sugere que, embora praticamente nenhuma necessidade jamais seja satisfeita completamente, uma necessidade substancialmente satisfeita extingue a motivação. Assim, para motivar alguém, de acordo com a teoria de Maslow, é preciso saber em que nível da hierarquia a pessoa se encontra no momento, e focar a satisfação neste nível ou no...
tracking img