Exemplo de pratica real

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fordismo, taylorismo e toyotismo: apontamentos sobre suas rupturas e continuidades Erika Batista *

Resumo: O texto aborda as relações de ruptura e continuidade entre as formas de organização do trabalho dos períodos caracterizados como fordismo, taylorismo e toyotismo, ressaltando que tais relações são historicamente determinadas e dialeticamente conjugadas entre si. A mundialização docapital, entendida como expansão da forma de sociabilidade capitalista pelo mundo, acarreta particularidades também históricas e dialéticas no desenvolvimento e conjugação das relações de trabalho, e que, por sua vez, ultrapassam a dinâmica produtiva e assumem caráter social, indicando um modelo híbrido de gestão do trabalho em todas as suas manifestações. Palavras-chave: fordismo; taylorismo; toyotismo;mundialização do capital. Abstract: The study considers the work relations between the fordism, taylorism and toyotism. Through the historical characterization of capitalism in the XXth Century, the study shows the work organizational practices and their management discourse in the capital mundialization, and how they manifest themselves as a hole. This ways of management are more than workrelations, they constitute the capitalist social logic and their tools of connection are in everywhere, building a hybrid way of work relations. Key words: fordism, taylorism, toyotism, mundialization of capital.

Introdução Trabalhos consagrados nas ciências sociais analisam as transformações do “mundo do trabalho” a partir de suas caracterizações no espaço produtivo. Contudo, são poucos os queconsideram os diferentes momentos da organização do trabalho numa relação de ruptura e continuidade, e que por sua vez, constituem-se em transformações sociais. O objetivo maior deste trabalho é sugerir uma argumentação que aponte as rupturas e continuidades entre as formas de organização do trabalho fordista, taylorista e toyotista. O objetivo específico é fornecer apontamentos para se pensar uma“antisociologia do trabalho”, no sentido de contrariar as perspectivas que analisam a tríade fordismo-taylorismo-toyotismo de maneira estática. A orientação teórico-metodológica compreende o materialismo histórico dialético, estabelecendo uma conexão entre o conhecimento teórico e a realidade histórica objetiva.

Mestre e bacharel em Ciências Sociais pela Unesp/Marília, especialista em PsicologiaOrganizacional pela UMESP/São Bernardo do Campo, graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela UEL e atua no Ensino Superior nas áreas de Sociologia e Metodologia de Pesquisa. End. eletrônico: erikkabatista@gmail.com

*

Os métodos de gestão atuam como disciplinadores do trabalho e extrapolam a dinâmica do processo produtivo. Fordismo, taylorismo e toyotismo são expressõesparticulares de um mesmo fenômeno: o controle do processo de trabalho pela dinâmica da acumulação capitalista. Nesta perspectiva, analisar tais fenômenos sob uma ótica etapista conduz à interpretações limitadas ou equivocadas que não consideram a essência social dos fenômenos, restringindo-os ao espaço produtivo, em detrimento das transformações das relações sociais entendidas como expressões históricas quese articulam dialeticamente.

Mundialização capitalista e formas de organização do trabalho A mundialização das políticas neoliberais se apresentou como o pilar de sustentação econômica e política ancorada na ficção do dinheiro que gera dinheiro, resultando numa acumulação capitalista predominantemente financeira. No entanto, a inter-relação entre a esfera produtiva e financeira deve serapreendida num contexto de totalidade das relações sociais de produção, de determinação e sobredeterminação, a fim de que suas particularidades sejam identificadas sem a distorção das categorias universais1 (LUKÁCS, 1979). O processo de reprodução do capitalismo contemporâneo, sob a predominância do capital financeiro e em detrimento do capital produtivo, caracteriza-se pela mundialização financeira,...
tracking img