Exemplo de fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Uninter
Curso: Secretariado Executivo Trilíngue
UTA: Relações Interpessoais
Disciplina: Trabalho Interdisciplinar
Aluno: Rafael Murari Camargo

Fichamento Texto 01

Referência Bibliográfica
XAVIER, Odila Silva. A Sociometria na Administração de Recursos Humanos. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, 30 (1) 45-54, Jan./Marc. 1990
Palavras-chaveSociometria, relações interpessoais, teste sociométrico, estrutura grupal, integração de indivíduos à organização de trabalho.
Glossário
Psicodrama: é uma psicoterapia de grupo, em que a representação dramática é usada como núcleo de abordagem e exploração da psique humana e seus vínculos emocionais.
Sociodrama: dispositivo de jogo cênico grupal e de acompanhamento
com visada pré-terapeutica.Plasticidade: é a propriedade de um corpo mudar de forma de modo irreversível, ao ser submetido a uma tensão. Exemplos de plasticidade: Alumínio, Chumbo.
Aspiração: Absorção, desejar vivamente. Aspirante: que deseja absorver, que aspira posições.
Tênue: é algo fino, delicado, com pouca espessura. Quer dizer que existe um espaço muito pequeno entre os dois. Falta pouco pra um alcançar o outro. Ex: Existeuma linha tênue entre a genialidade e a loucura.
Antagonismo: Oposição, ação em sentido contrário. Luta, incompatibilidade, competição. Ex: O antagonismo das ideologias.
Cognitivo: siginifica ação de adquirir, absorver conhecimentos.
Heterogêneo: Que é composto por elementos diferentes. Ex: Uma mistura heterogênea.
Concentricamente: que tem o mesmo centro [que outro]
Premente: Urgente. Ex: Apreocupação com o meio ambiente é uma necessidade premente.

INTRODUÇÃO
* Página 45
“Estudos da sociometria fundamentam-se na Psicologia e na Sociologia.” (XAVIER, 1990, p. 45).

ABORDAGEM TEÓRICA
* Página 46
“O teste sociométrico tem apoio nas Ciências Sociais, especialmente na Psicologia de Grupos, com o auxílio de Métodos Quantitativos.” (XAVIER, 1990, p. 46).

O INDIVÍDUO E AORGANIZAÇÃO DE TRABALHO
* Página 46
“O homem vive agregado por uma questão natural de sobrevivência. Ele tem necessidades e desejos que o levam a associar-se a outros, formando grupos e neles interagindo, para atingir objetivos comuns.” (XAVIER, 1990, p. 46).
“Todos os grupos são constituídos de relações sociais, mas nem todas as relações sociais constituem grupos.” (XAVIER, 1990, p. 46).“Os grupos sociais têm como característica principal a cooperação para a consecução de propósitos comuns, o que não exclui antagonismos entre os membros.” (XAVIER, 1990, p. 46).
“A interação se baseia na comunicação (que não significa apenas manifestações verbais, mas qualquer símbolo que seja entendido por um mínimo de membros do grupo) e é regulada por determinados padrões, que constituem osdireitos e obrigações ou regras de comportamento do grupo.” (XAVIER, 1990, p. 46).
A organização de trabalho é também um grupo social que, de acordo com Katz & Kahn (1976, p. 31 citado por XAVIER, 1990, p. 46), “[...] é um dispositivo social para cumprir eficientemente, por intermédio do grupo, alguma finalidade declarada [...]”.
“[...] na medida em que os objetivos desses subgrupos convergempara as finalidades organizacionais, eles, necessariamente, interagem, harmonizam-se e emoldam-se, modelando uma cultura geral.” (XAVIER, 1990, p. 46).
“A integração de indivíduos à organização não se dá simplesmente pela palavra, isto é, através de palestras, orientações e instruções, por ocasião do ingresso de recém-admitidos “para que vistam a camisa da empresa”.” (XAVIER, 1990, p. 46).

*Página 47
“O homem é uma unidade psicossocial, que tem valores próprios, interesses e expectativas [...]”. (XAVIER, 1990, p. 47).
“A interação do empregado ao grupo e à organização é, portanto, uma decorrência do seu sistema de valores e do seu papel ocupacional.” (XAVIER, 1990, p. 47).
“A dinâmica de um grupo é, portanto, resultado da atuação dessas forças internas (das individualidades)...
tracking img