Exemplo anamnese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com Arzeno (1995): “O motivo apresentado é o que chamamos de motivo manifesto, uma vez que o mesmo ou os motivos que afloram na primeira entrevista mão são os mais autênticos. No entanto,nem sempre é assim, e ao longo do processo podem ser descobertos outros motivos subjacentes, latentes e geralmente inconscientes, sobre os quais se deverá falar da forma mais ampla possível eaconselhável.”
No episódio de Sophie, podemos identificar claramente o motivo manifesto quando ela traz que sua advogada a mandou apenas para ter a opinião de um Psiquiatra para provar que ela não foi aculpada pelo acidente. Já o motivo latente, não podemos identificar com tanta facilidade e nem apenas com um único encontro, e nem somente com consultas com a garota, porém, existem diversas possibilidadescogitadas com o fato dela ter sofrido dois possíveis acidentes (possíveis, já que não se sabe se foi realmente um acidente ocasional ou se ela mesmo os ocasionou). O Psiquiatra traz a tona coisascomo: A mãe que não a apóia no esporte, o pai ausente, a presença constante de seu treinador (sempre a apoiando), coisas que podem (ou não) ter a influenciado às tendências suicidas.
Em relação à posturado psiquiatra, podemos ver que ele consegue estabelecer o rapport com Sophie, quando consegue que ela compartilhe coisas de sua vida que não tinha o propósito de compartilhá-las e assim tentacompreender a demanda. Como no trecho dos “Textos Geradores”, quando diz que: “As estratégias, que caracterizam o método que delineará a ação investigativa do psicólogo, servem como facilitadoras do encontrodo sujeito da avaliação com suas potencialidades e fragilidades, para então essas serem mostradas ao profissional que está ali disponível a acolhê-las.” A deixa a vontade quando ela quer ir embora,caso ela não estivesse se sentindo a vontade, retomando numa próxima sessão. Por fim, dá a Sophie uma tarefa de casa, pra que ele pudesse compreender melhor o que ela pensava em relação ao que...
tracking img