Exemplifica O Dos Fundamentos Sociol Gicos De Mile Durkheim Com Apresenta O

299 palavras 2 páginas
Exemplificação dos fundamentos sociológicos de Émile Durkheim com apresentação e discussão do filme O Sorriso de Monalisa

No filme “O Sorriso de Mona Lisa” são retratados com exatidão os padrões sociais e costumes aos quais estavam submetidas à sociedade daquela época (década de 50). O filme se passa em um tradicional colégio americano exclusivo para garotas,que possuía uma conduta extremamente conservadora, arraigada às tradições e costumes do período. O ensino da instituição era baseado no “papel” ao quais as mulheres haviam nascido a fim de desempenha-lo, que era a função de boa esposa, mãe e dona de casa. Eram ensinadas a como se comportar em certas situações que pudessem enfrentar no decorrer de seu casamento sem perder a compostura; aprendiam também além de boas maneiras, como se comportar.
O modo de ensino era bastante condicionado apenas ao que continha às apostilas, não incentivando a busca por conhecimentos diversos, a criatividade das alunas e sua livre expressão. Essa instituição, segundo Durkheim, tinha como objetivo servir como um meio de proteção da sociedade e seus costumes como era conhecida, pois mantinha a coesão nela existente. Fica bastante claro durante o filme e a partir do embate de opiniões entre o liberalismo da professora e o conservadorismo da maioria dos que lhe rodeavam naquele ambiente o quão difícil é para as alunas e todos que convivem naquele meio deixarem seu conservadorismo em prol dos ideais liberais da professora.
Ao ver o filme sob a lógica de Durkheim podemos depreender dele vários de seus conceitos. A partir da analise do modo de ensino estático ao qual estavam submetidas às alunas do“Wellesley College” é possível inferir que tal método de ensino tinha como função evitar divergências dentro da sociedade que pudessem ocasionar qualquer transtorno, servindo como meios estandardizados.
LER DOCUMENTO COMPLETO

Relacionados