Exegexe de filipenses 4.8-9

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Certamente, nunca se escreveu palavras mais belas e mais apropriadas para nos dizer o que deve encher nosso coração e nossa mente, do que as encontradas em Filipenses 4.8-9. Na pesquisa proposta, atentaremos para a boa conduta de um crente, sobretudo no que se deve fazer para viver de forma alegre e fiel a Deus, dispensando amor ao próximo e desfrutando a infinita paz do Senhor.Filipenses 4:8-9 ARA

[8] Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
[9] O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.

[8]Τὸ λοιπόν, ἀδελφοί, ὅσα ἐστὶν ἀληθῆ, ὅσα σεμνά, ὅσα δίκαια, ὅσα ἁγνά, ὅσα προσφιλῆ, ὅσα εὔφημα, εἴ τις ἀρετὴ καὶ εἴ τις ἔπαινος, ταῦτα λογίζεσθε·

[9] ἃ καὶ ἐμάθετε καὶ παρελάβετε καὶ ἠκούσατε καὶ εἴδετε ἐν ἐμοί, ταῦτα πράσσετε· καὶ ὁ Θεὸς τῆς εἰρήνης ἔσται μεθ᾿ ὑμῶν.


Texto e contexto: 
Houve duas razões principais que induziram o apóstolo a escrever aos filipenses. A primeira, parahipotecar-lhes sua gratidão pelo fato de eles, simpatizando com seu apostolado, partilhando de suas aflições e contribuindo generosamente com sua missão (Fp 4.10-18). A segunda, para corrigir algumas pequenas desordens existentes no seio da igreja. Apesar de termos um vasto material sobre as orientações de Paulo aos filipenses, este trabalho pesquisará somente o capitulo 4, mas especificamente osversículos 8 e 9, em que Paulo lhes concede alguns conselhos sobre justiça. Esses conselhos se integram no cômputo dos verdadeiros valores da vida. Pensai nessas coisas significa "tomai essas coisas na devida conta". Tem a força de um apelo ao julgamento moral. Que valores são esses? O apóstolo dá uma lista de sete: real (verdadeiro), venerável (honesto), direito (justo), puro, amável (tudo o que éde boa fama), respeitável (tudo o que for de valor moral digno de louvor). Tais virtudes, na acepção de Paulo, eram mais excelentes que todas as demais, por isso ele exorta os crentes a ocuparem seus pensamentos com elas e a fazerem norma prática de seu modo de viver. Isso porque a mera contemplação daquelas coisas não é suficiente. O pensamento deve ser traduzido por ação, de acordo com o próprioensinamento e exemplo de Paulo (9). Se deste modo andarem, o Deus de paz será com eles. Os textos antecedentes e posteriores a pericope, seguem uma lógica de idéias. Os assuntos são de cunho sugestivo, Paulo os faz várias recomendações, sobre união, postura e atitudes, finalizando a carta com uma oração. (4.23)
 
Análise literária;
Estrutura do texto:
EXORTAÇÃO AO COMPROMISSO COM UNIDADE EALEGRIA
Apreço por tudo que é verdadeiro e amável. (4.8)
O exemplo de vida. (4.9a)
A presença do Deus da paz. (4.9b)

Vocabulário. Análise semântica dos termos mais importantes:


To. Artigo definido, neutro, acusativo singular, o`

loipo,n adjetivo, neutro, acusativo, singular de loipo,j

o[sa pronome relativo ,substantivo neutro, plural de, o[soj

avlhqh/ adjetivo, neutro,plural, substantivo de avlhqh,j

semna, adjetivo, neutro, plural, Subastantivo normal de semno,j

a`gna, adjetivo, substantivo neutro, plural de a`gno,j

prosfilh/ adjetivo, normal, substantivo neutro plural de prosfilh,j

eu;fhma adjetivo normal, substantivo neutro, plural de eu;fhmoj

avreth. Substantivo feminino, singular comum de avreth,

e;painoj substantivo comum ,masculino,singular nominativo de e;painoj

logi,zesqe verbo imperativo, 2pessoa plural, presente de logi,zomai


kai. Conjunção coordenativa de kai,

evma,qete verbo indicativo, aoristo ativo , 2pessoa do plural de manqa,nw

parela,bete verbo indicativo, aoristo ativo, 2pessoa pessoa do plural de paralamba,nw

hvkou,sate verbo indicativo aoristo ativo segunda pessoa do plural de avkou,w...
tracking img