Exegesse instrumental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DO LIVRO

Jonas é o nome de um livro bíblico do Antigo Testamento. É um relato biográfico do profeta Jonas, na qual Deus o mandou profetizar ao povo de Nínive, grande capital do Império Assírio, para persuadi-los a se arrependerem ou seriam destruídos dentro de 40 dias. A autoria do Livro de Jonas foi tida como do profeta Jonas, filho de Amitai, que profetizou no Reino de IsraelSetentrional, no 7.º Século A.C., no reinado de Jeroboão II. (Jonas 1:1; II Reis 14:25) Porém, outros autores concluem que o livro tenha sido escrito no período pós-exílico.
Contexto histórico
A Assíria, inimiga do povo de Israel de longa data, era império dominante aproximadamente entre 885 A.C. a 665 A.C.. Segundo o relato, parece evidente que a agressividade militar assíria era mais fraca durante otempo de Jonas. Além disso, o Rei Jeroboão II foi capaz de reivindicar áreas da Palestina desde Hamate até o Mar Morto, como foi profetizado por Jonas.
Esboço do livro
O Livro de Jonas pode ser dividido em quatro partes:
I. A Missão de Jonas e sua fuga. (1:1-3)
Deus de Israel envia Jonas à Nínive. (1:1-2)
Temeroso, Jonas foge para Társis embarcando num navio. (1:3)
II. Arrependimento deJonas. (1:4 a 2:10)
Deus manda uma violenta tempestade. (1:4-9)
Os marinheiros jogam Jonas no mar. (1:10-16)
Um "grande peixe" engole Jonas. (1:17)
Jonas ora e mostra-se arrependido. (2:1-9)
Ele é vomitado numa praia. (2:10)
III. Jonas profetiza em Nínive. (3:1-10)
Segunda oportunidade é dada a Jonas para ir a Nínive. (3:1-3)
Jonas prega a necessidade do arrependimento. (3:4)
Os ninivitasmostram seu arrependimento. (3:5-9)
Deus demonstra Sua misericórdia. (3:10)
IV. Uma lição de misericórdia. (4:1-11)
Jonas desgostou-se com a misericórdia Divina. (4:1-5)
Deus ensina-lhe uma lição usando uma planta. (4:6-11)




1. Não é possível ao homem se esconder de Deus.

Texto Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou umnavio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor. (Jn 1:3)
Observação Nínive era uma cidade poderosa e perversa. Desde menino Jonas tinha aprendido a odiar aos assírios e temer suas atrocidades. Aborrecia-os tanto que não queria que recebessem misericórdia de Deus.
Análise A atitude de Jonas era representativa da relutância de Israel afalar com outros do amor e a misericórdia de Deus, embora essa era a missão que Deus lhes tinha dado (Gn 12: 3 diz: Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados). Eles, como Jonas, não queriam que os que não fossem judeus (gentis) obtiveram o favor de Deus.
Aplicação O desejo de Deus é que todas as pessoas sejamsalvas João 3:16 afirma que: Deus amou o mundo de uma maneira tão grande, que deu Jesus Cristo, seu único filho para que todo aquele que nele crer, não vá para o inferno, mas alcance vida eterna. Como cristãos nós não podemos nos omitir de falar do amor de Deus a nenhuma pessoa, por mais que isso vá contra o nosso sentimento para com ela, pregar a palavra é a prioridade.

2. Deus está nocontrole de tudo.

Texto Então os marinheiros combinaram entre si: "Vamos tirar sortes para descobrir quem é o responsável por esta desgraça que se abateu sobre nós". Tiraram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. Por isso lhe perguntaram: "Diga-nos, quem é o responsável por esta calamidade? Qual é a sua profissão? De onde você vem? Qual é a sua terra? A que povo você pertence? "
Ele respondeu: "Eu souhebreu, adorador do Senhor, o Deus dos céus, que fez o mar e a terra".
Com isso eles ficaram apavorados e perguntaram: "O que foi que você fez? ", pois sabiam que Jonas estava fugindo do Senhor, porque ele já lhes tinha dito.
Visto que o mar estava cada vez mais agitado, eles lhe perguntaram: "O que devemos fazer com você, para que o mar se acalme? " Respondeu ele: "Peguem-me e joguem-me ao...
tracking img