exegese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ADVENTISTA DA AMAZÔNIA
CURSO DE TEOLOGIA





ADANNELL ROOSEVELT DOS SANTOS BASTOS E
ELIELSON OLIVEIRA





TRABALHO DA MATÉRIA EVANGELHOS
ANÁLISE COMPARATIVA DE Mt.27:37 E Lc.23:38




Benevides
2014

Adannell Roosevelt dos Santos Bastos e Elielson Oliveira





TRABALHO DA MATÉRIA EVANGELHOS
ANÁLISE COMPARATIVA DE Mt.27:37 E Lc.23:38





Trabalhoapresentado por Adannell Roosevelt dos Santos Bastos e Elielson Oliveira como requisito avaliativo parcial da disciplina Evangelho do curso de teologia da Faculdade Adventista da Amazônia orientada pelo Pr. Raíldes.





Benevides
2014

Objetivo
Este trabalho tem como objetivo analisar o verso 27 do capítulo27 de Mateus bem como o verso 38 do capítulo 23 do livro de Lucas, e verificar oporquê das diferenças apresentadas nesses dois versos, especificamente, a frase “ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS” e “ESTE É O REI DOS JUDEUS” em Mateus e Lucas respectivamente. Levando em consideração texto, o contexto imediato, contexto dos livros citados bem como o que dizem alguns comentaristas.
Purpose
This study aims to analyze the capítulo27 verse 27 of Matthew and verse 38 of chapter 23of the book of Luke, and check why the differences presented in these two verses, specifically the phrase "THIS IS JESUS ​​THE KING OF THE JEWS "and" THIS IS THE KING OF THE JEWS "in Matthew and Luke respectively. Considering text, the immediate context, the context of the books mentioned as well as what some commentators.

















Introdução
Na formação do cânon sagradoé possível verificar que as porções posteriores normalmente tem origem ou faz alusão a alguma outra passagem que foi escrita anteriormente, a mesma afirmação é verdade também quando se refere aos evangelhos, Mateus, Marcos , Lucas e João. Neste trabalho será analisado as diferenças encontradas no mesmo relato tanto no livro de Mateus como no livro de Lucas, Mateus capítulo 27 verso 37 e Lucascapítulo 23 verso 38, respectivamente.
Segue abaixo a comparação da passagem nos evangelhos:
Mt 27:37 - E, por cima da sua cabeça, puseram escrita a sua acusação: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS.
Mc 15:26 - E, por cima dele, estava escrita a sua acusação: O REI DOS JUDEUS.
Lc 23:38 - E também, por cima dele, estava um título, escrito em letras gregas, romanas e hebraicas: ESTE É O REI DOS JUDEUS.Jo 19:19 - E Pilatos escreveu também um título e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, REI DOS JUDEUS.

É visível ao leitor das escrituras que a passagem em análise não é restritiva aos evangelhos sinópticos, pois no relato joanino ela também está presente, outra curiosidade é que no final de todas elas um título chave sempre aparece, “O REI DOS JUDEUS”, esta partefinal das escrituras parece trazer uma maior importância quando comparas com o inicio da passagem, quando alguns escritores omitem algumas palavras em relação aos outros, como se verifica em Marcos e Lucas em relação a Mateus e João respectivamente.
Outro detalhe que pode ser passado por alto pelo leitor despercebido, é na parte inicial da passagem em que dois dos relatos aparecem o nome de Jesus, eoutros dois não aparece, Mateus, João, Marcos e Lucas, respectivamente.
Nas passagens do livro de Mateus e Lucas, que são as principais deste trabalho, no verso 36 de Mateus e verso 37 de Lucas, versos que antecedem a passagem em foco, não são identificados na narrativa quem é o autor da inscrição e quem põe a inscrição sobre a cabeça de Jesus, na cruz.
No texto de Mateus, relata que ossoldados lhe deram fel a beber, repartiram suas vestes e o texto diz que “... assentados ali o guardavam...” depois o texto continua, “... Por cima de sua cabeça puseram escrita a sua acusação...” o texto não diz quem havia escrito e colocado aquelas palavras sobre a cruz.
Portanto, a omissão sobre a autoria da inscrição sobre a cruz nos relatos supracitados pode ser ampliado no relato do...
tracking img