Exegese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I ) APROXIMAÇÃO DO TEXTO - (CONTEXTO)

A) A cidade de Filipos: Era uma cidade importante no Império Romano por causa de sua localização geográfica na região montanhosa entre a Ásia e Europa. Estava localizada na Via Egnátia, a principal rota de transporte da Macedônia, uma extensão da Via Ápia, que unia a parte ocidental do império à Itália.
O apóstolo Paulo visita Filipos pelaprimeira vez, por ocasião de sua Segunda viagem missionária, como descrita em Atos 16. A visão que Paulo teve em Troas, era Deus convocando o apóstolo a passar ao continente europeu, dando-se ali, em Filipos, as primeiras conversões na Europa e, por isso, Filipos tem sido chamada o "berço do cristianismo europeu".
"De noite apareceu a Paulo esta visão: estava ali em pé um homem daMacedônia, que lhe rogava: Passa à Macedônia e ajuda-nos. E quando ele teve esta visão, procurávamos logo partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciarmos o evangelho. Navegando, pois, de Trôade, fomos em direitura a Samotrácia, e no dia seguinte a Neápolis; e dali para Filipos, que é a primeira cidade desse distrito da Macedônia, e colônia romana; e estivemos algunsdias nessa cidade." (Atos 16:9-12)
A igreja em Filipos cresceu e se fortaleceu e trouxe muitas alegrias ao coração do apóstolo. Paulo escreve esta carta, muitos anos mais tarde quando, na prisão em Roma, em condições subumanas, mas que não puderam tirar o gozo do servo de Deus. A igreja de Filipos amava muito a seu pai na fé, e mostra-lhe muito afeto, enviando-lhe uma carta viva napessoa de seu representante Epafrodito. Não esqueceu, também, de enviar-lhe algum dinheiro para alguma necessidade temporal.
"Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus." (4:18)


B) Característica da Carta: Ainda que o principal objetivode Paulo, nesta carta, seja agradecer de maneira entusiástica e formal a generosidade e amabilidade dos irmãos de Filipos, por mais uma vez haverem tirado de si para cooperar com as necessidades pessoais e ministeriais de Paulo em Roma (1:5;4:10-19), o apostolo aproveita a oportunidade para cumprir algumas outras funções importantes:
• Fazer um relato geral das circunstancias(1:12-26; 4:10-19).
• Encorajar a igreja em Filipos e outras que viriam a ler esse depoimento a se manterem firmes e inabaláveis, mesmo diante das mais severas perseguições . Paulo os exorta a se regozijarem nos sofrimentos por amor e fé em Cristo (1:27-30;4:4).
• Estimulá-los a desenvolver relacionamentos fraternais sérios e permanentes a partir de umcaráter humilde, dispostos a estabelecer um indestrutível senso de unidade (2:1-11;4:2-5).
• Formalizar a recomendação ministerial dos jovens servos Timoteo e Epafrodito à igreja de Filipos, (2:19-30).
• Advertir os filipenses e demais igrejas contra os judaizantes (legalistas),antinomistas (libertinos) e místicos (defensores de uma espécie de espiritismojudaico), que tentavam se infiltrar entre os irmãos para corromper a sã doutrina cristã.


C) Autoria: Esta é uma das cartas mais pessoais de Paulo destinada à liderança de uma igreja. Desde os primórdios do cristianismo, essa carta faz parte do cânon neotestámentario, e desde os antigos eruditos até os teólogos da atualidade, há firme consenso sobre sua autoria paulina (1:1).


D)Destinatários: Aos Cristãos de Filipos. Paulo desenvolveu um profundo amor paternal pelos irmão da igreja de Filipos, e sempre lhes confidenciava intimidades,desafios e projetos. Mesmo depois de haver cooperado financeiramente com Paulo duas vezes antes dessa carta ser escrita (4:15,16), assim que a liderança da igreja tomou conhecimento de que o apostolo fora aprisionado em Roma,decidiu...
tracking img