Exedente do produtor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Excedente do consumidor e do produtor
O capitulo inicia-se com um exemplo de possíveis compradores de livros usados, 5 estudantes com diferentes gostos , preferências e disposição de pagar um valorx pelos livros e estes fatores determinam quanto eles ganham da oportunidade de comprar livros usados e através deste explica o significado de excedente do consumidor . Dependendo do valor do livrooferecido pelo mercado quanto mais alto o valor que eu estiver disposto a pagar pelo livro maior será meu excedente do consumidor.para entender usaremos o exemplo do livro:
Um livro esta sendooferecido a 30 reais, eu estava disposto a pagar 59,lucro 29 reais
Um segundo comprador só pagaria 45, lucrou 15 reais
Um terceiro pagaria 35, lucrou 5 reais
Já um quarto só pagaria 25, não comprou enão teve lucro
A soma do lucro obtido pelos compradores é o excedente do consumidor total: o excedente do consumidor total gerado pelas contas de um bem a dado preço é igual à área por de baixo dacurva de demanda, mas acima do preço. Esse princípio se aplica independente do número de consumidores.
O excedente do produtor parte do mesmo principio do excedente do consumidor estando relacionado coma curva de oferta, podemos usar o exemplo dos livros acima citados, mas relacionados como possíveis vendedores. O preço mais baixo pelo qual um vendedor em potencial esta disposto a vender édenominado de custo do vendedor, lembrando que a verdadeira medida do custo de fazer algo é sempre o custo de oportunidade, ou seja, o verdadeiro custo de algo é aquilo que temos que abrir mão para obtê-lo.Vários vendedores estão dispostos a vender livros, alguns pelo preço mínimo de 10,00, outros por 40,00, mas os compradores estão dispostos a pagar 30,00, quem esta disposto a vender por 10, 00, masno mercado vende por 30,00 acaba tendo lucro 20,00. Quem estava disposto a vender por 20,00 e acaba vendendo por 30,00 também tem lucro. E esses lucros são chamados excedentes do produtor individual...
tracking img