Executivo do sistema operacional moderno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EXECUTIVO
SUMÁRIO

1 CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO 2
1.1 O INÍCIO 3
2 CAPÍTULO 2 – GERENCIAMENTO - PROCESSO EXECUTIVO 6
2.1 O EXECUTIVO 6
2.2 GERENCIADOR DE OBJETOS 7
2.2.1 GERENCIADOR DE E / S 8
2.2.3 GERENCIADOR DE PROCESSOS 8
2.2.4 GERENCIADOR DE MEMÓRIA 8
2.2.5 GERENCIADOR DE SEGURANÇA 9
2.2.6 GERENCIADOR DE CACHE 9
2.2.7 GERENCIADOR DE PLUG AND PLAY 10
2.2.8 GERENCIADOR DEENERGIA 10
2.2.9 GERENCIADOR DE CONFIGURAÇÃO 10
3 CAPÍTULO 3 – MÓDULO EXECUTIVO Win32k GDI 12
3.1 WIN32 GDI 12
3.2 SERVIÇOS DO SISTEMA 12
3.3 CONJUNTO DE ARQUIVOS 12
3.4 GERENCIADOR DE MEMÓRIA 14
3.5 GERENCIADOR LPC 14
3.6 NÚCLEO – EXECUTIVO EM TEMPO REAL 14
4 CAPITULO 4 – CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO

O sistema operacional é umacamada de software colocada sobre o hardware para gerenciar todos os componentes do sistema (processadores, memória, discos, interface de rede, entre outros) de maneira otimizada. O sistema operacional busca oferecer uma interface mais amigável aos usuários em relação às operações associadas a cada componente da máquina.

O sistema operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuárioe o hardware de um computador. O propósito de um sistema operacional é oferecer um ambiente na qual os usuários possam executar programas. O principal objetivo de um sistema operacional é, portanto, tornar o uso do sistema de computação conveniente. Uma meta secundária é usar o hardware de forma eficiente.

Sempre que o usuário necessita realizar alguma operação sobre qualquer componente dosistema computacional ele recorre ao sistema operacional. Assim, não precisamos conhecer os detalhes associados a cada componente do hardware.

1.1 O INÍCIO

A primeira tentativa de junção de hardware e sistema operacional, segundo Tanembaun (1999), ocorreu quando Ada Lovelace fora contratada como programadora (o nome linguagem de programação Ada foi criado em sua homenagem) com intuito de fazerum software para um motor analítico – conhecido como o primeiro computador digital verdadeiro – projetado pelo matemático Babbage (1792-1871). Mais tarde, conhecida como a primeira geração (aproximadamente 1945-1955), os computadores eram tão grandes que ocupavam salas imensas e eram instalados em grandes centros de pesquisa. Foram basicamente construídos com válvulas – que eram grandes, caras,lentas e que queimavam com facilidade – e painéis, sendo utilizados para fim científico, onde os sistemas operacionais "não existiam". Os programadores, que também eram os operadores, controlavam o computador por meio de chaves , fios e luzes de aviso. Nomes como Howard Aiken (Harvard), John von Neumann (Instituto de Estudos Avançados de Princeton), John Adam Presper Eckert Jr e William Mauchley(Universidade da Pennsylvania) e Konrad Zuse (Alemanha) formaram, com suas contribuições, a base humana para o sucesso na construção dos computadores primitivos. Na geração seguinte (aproximadamente 1955-1965), foram criados os sistemas em lote (batch systems), que permitiram melhor uso dos recursos computacionais. A base do sistema operacional era um programa monitor, usado para enfileirar tarefas(jobs). O usuário foi afastado do computador; cada programa era escrito em cartões perfurados, que por sua vez eram carregados, juntamente com o respectivo compilador (normalmente Fortran ou Cobol), por um operador, que por sua vez usava uma linguagem de controle chamada JCL (job control language).

No início da computação os primeiros sistemas operacionais eram únicos, pois cada mainframevendido necessitava de um sistema operacional específico. Esse problema era resultado de arquiteturas diferentes e da linguagem de máquina utilizada. Após essa fase, iniciou-se a pesquisa de sistemas operacionais que automatizassem a troca de tarefas (jobs), pois os sistemas eram monousuários e tinham cartões perfurados como entrada (eliminando, assim, o trabalho de pessoas que eram contratadas apenas...
tracking img