Exe Indraulica

357 palavras 2 páginas
Exercícios de noções introdutórias:
1- Determine as pressões nos pontos A, B e C mostrados na Figura abaixo, estando fechadas as torneiras dos pontos B e C. Apresente os resultados em kPa.

2- A água escoa no interior de uma canalização de diâmetro 50 mm com vazão de 3 litros por segundo. Determine suas cargas: total, de posição, piezométrica e cinética; numa seção dessa canalização situada 25 m acima do plano tomado como referência e sabendo-se que a pressão ali remanescente é igual a 200 kPa.

3- Determine a pressão na seção A, representada na Figura 2.13, admitindo não haver perda de carga no escoamento da água.

4- Determine a perda de carga que ocorrerá ao longo de dez metros de tubulação de aço-carbono galvanizado, de diâmetro igual a 25,4 mm, no interior da qual deverá escoar 1 litro por segundo de água a 20ºC.

5- Determine a perda de carga que ocorrerá ao longo de dez metros de tubulação de PVC, de diâmetro igual a 25,4 mm, no interior da qual deverá escoar 1 litro por segundo de água a 20ºC.

6- Determinar a perda de carga no sistema representado na Figura 2.16, a partir de sua entrada de Borda, passando por um tê de passagem direta, um registro de gaveta aberto e dois joelhos de 90º.
Em sua extremidade final, há uma torneira que só deixa passar a vazão de 0,50 L/s.
Considerar que as tubulações sejam de aço-carbono galvanizado.

7- (exercício 9) Calcular a pressão junto ao primeiro joelho, no sentido do escoamento da água da mesma Figura 2.17.

Exercício de estações elevatória

1- Dimensionar a instalação elevatória, mostrada na figura, destinada ao abastecimento do reservatório superior de agua de um prédio com consumo de 40 m3/dia.

2- Dimensionar a instalação elevatória, mostrada na figura, destinada ao abastecimento do reservatório superior de agua de um prédio com consumo de 40 m3/dia.

Exercício de instalações de águas frias

2- O diagrama da Figura 3.10 representa uma instalacao hidraulica destinada a suprir uma

Relacionados