EXCURSÃO DE CAMPO À BACIA SEDIMENTAR ALAGOAS: LITORAL SUL

1170 palavras 5 páginas
EXCURSÃO DE CAMPO À BACIA SEDIMENTAR ALAGOAS: LITORAL SUL

INTRODUÇÃO
Segundo Cassab (2004), a vida surgiu há aproximadamente 3,8 bilhões de anos e, desde então, restos de animais e vegetais ou evidências de suas atividades ficaram preservados nas rochas. Estes restos e evidências são denominados fósseis e constituem o estudo da Paleontologia. A história dos fósseis é também a história da migração dos continentes (paleogeografia), das mudanças climáticas (paleoclimatologia), das extinções em massa e das modificações ocorridas na fauna e flora ao longo do tempo geológico.
Definimos fósseis como organismos que viveram antes da época geológica atual e que deixaram restos ou vestígios de sua presença na superfície do nosso planeta. Um registro fóssil mostra apenas uma pequena parte da vida do passado e, além disso, não é uma amostra casual, mas altamente distorcida e influenciada por uma variedade muito grande de fatores bio e geológicos, nem todos os organismos tiveram igual chance de serem preservados como fósseis e nem todos os ambientes geológicos são igualmente favoráveis à fossilização.
Ainda segundo Cassab (2004), somente restos ou vestígios de organismos com mais de um milhão de anos são considerados fósseis. Esse tempo, calculado pela ultima glaciação, é a duração estimada para a época geológica em curso: o Holoceno ou Recente. Não é imprescindível que o organismo fossilizado seja um ser extinto. Muitos animais e vegetais que vivem nos dias de hoje são encontrados no registro fossilífero. Alguns grupos sofreram poucas modificações ao longo do tempo geológico, e há formas conhecidas desde o Paleozóico. São denominados fósseis-vivos ou formas-relíquias, e como exemplos podemos citar o Ginkgo biloba, Lingula sp., Limulus sp. eLatimeria chalumnae (celacanto).Quando os restos ou vestígios possuem menos de um milhão de anos, são denominados subfósseis. São encontrados alguns exemplos. Encaixam-se neste caso os sambaquis, acúmulos de conchas, ossos e carvão

Relacionados