EXCLUSÃO DIGITAL A MISÉRIA NA ERA DA INFORMAÇÃO

747 palavras 3 páginas
EXCLUSÃO DIGITAL A MISÉRIA NA ERA DA INFORMAÇÃO

Entre as diversas possibilidades de definição, a exclusão digital pode ser entendida como o não uso de tecnologias digitais mais recentes bem como o computador e Internet. Caracteriza-se por ser mais uma consequência das desigualdades no Brasil e no mundo.
O avanço tecnológico trouxe consigo um novo problema social, que é a exclusão digital. No Brasil, os excluídos superam 75% da população, o que é preocupante, tendo em vista que este novo modelo de exclusão configura fator determinante para o desemprego. A Organização das Nações Unidas (ONU) inseriu a questão entre males como a fome e o analfabetismo. Alguns projetos estão sendo desenvolvidos para amenizar esta situação, contudo, sem garantia de sucesso.
Não ter acesso a Internet ou a outras inovações tecnológicas dos nossos dias pode comprometer a mobilidade social e a empregabilidade de uma pessoa. Destacam-se o problema da exclusão social que reflete na exclusão digital, fatores que contribuem para exclusão digital e iniciativas para diminuí-la no Brasil. Não há dúvidas de que a tecnologia digital foi responsável pelo conhecimento global em redes, o que significa que, quando se fala em avanços na sociedade, imediatamente abre-se um leque destes, porém, se destaca entre eles, a evolução da tecnologia. Os benefícios trazidos pela tecnologia à sociedade são diversos, como os de simplificar e aperfeiçoar a vida, nas instituições de Ensino À Distância e também, na criação de softwares para gestão de sistemas organizacionais. Ao se avaliar e ter noção do quão significante e benéfico pode ser esse avanço para a sociedade, pode-se encontrar exemplos de exclusões, no caso, observa-se que essa ferramenta é útil para o cidadão que tem acesso, tornando o processo delicado. Exemplo deste fato são os países subdesenvolvidos e outros em desenvolvimento como o Brasil. Nesse sentido, ao se admitir que tal avanço é privilégio de poucos, percebe-se a culminância no

Relacionados

  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas