Exclusão social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Nome da organização:
Secretaria Municipal de Assistência Social
Nome do Responsável: Julio de Castro Brandão
Endereço: Rua das Mangueiras, 340 Vila dos Ipês
Município: Dourados
Estado: MS
Área ou Linha Temática:
Atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.

2. Introdução
Em uma sociedade voltada para o desenvolvimento econômico e que busca sempre o lucro, é certo que quantomaior a produtividade, maior é o rendimento. Essa visão capitalista domina as idéias do contexto atual.
No entanto, uma visão reformadora, que parte do princípio da valorização do ser humano e por isso busca igualar as condições de igualdade de oportunidades para todos os indivíduos, tem ganhado força nos últimos anos. Essa nova forma de pensar é fruto da reflexão acerca dos direitos do serhumano.
Nesse sentido, percebe-se que cada vez mais, a sociedade tem procurado eliminar as diferentes formas de discriminação, promovendo, por meio de entidades da própria sociedade civil, bem como por meio da cobrança de políticas públicas que busquem a inclusão dos grupos historicamente excluídos do pleno exercício de seus direitos, tais como os negros, os índios, os homossexuais e os deficientes.Uma das questões mais importantes a se discutir é, portanto, qual a melhor forma de promover a inclusão desses grupos, principalmente, os deficientes. Isso porque, é necessário que hajam mudanças não somente relacionadas à forma de pensar dos que conviverão com os deficientes, mas também mudanças estruturais, tais como, adequação das vias, do transporte, dos meios de comunicação, entre outros.Isso porque todos, inclusive os deficientes, têm direito ao acesso à educação, à saúde, ao lazer e ao trabalho. Essas áreas contribuem para a inserção social, desenvolvimento de uma vida saudável e de uma sociedade inclusiva e qualquer impedimento a esse exercício é um cerceamento da liberdade individual, garantida pela Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.
Uma das questões quedevem ser tratadas com especial atenção é a dos deficientes visuais, pois sua percepção sensorial está ligada aos sons, aos aromas e ao tato. Isso exige que sejam feitas grandes mudanças na infraestrutura de todo o ambiente, ou seja, deve haver uma adaptação que possibilite aos deficientes visuais a melhora de suas condições de vida.
Assim, é de suma importância que haja um completo estudo queidentifique as principais exigências para que seja possível promover a verdadeira inclusão dos deficientes visuais na sociedade, para que estes possam exercer plenamente sua cidadania.

3. Objetivos
3.1. Geral
• Sensibilizar a todos quando ao modo adequado de comportamento frente a uma pessoa com deficiência, trazendo de forma simples e agradável dicas de convivência, levando simples informaçõessobre quais atitudes tomar de acordo com os diversos tipos de diferenças/deficiências existentes;

3.2. Objetivos específicos
• Contribuir para derrubar barreiras atitudinais existentes no comportamento de cada um.
• Promover a reflexão acerca do modo como o deficiente visual é visto pela sociedade.

4. Justificativa
Nos últimos anos, ações isoladas de toda a sociedade têm promovido eimplementado a inclusão, tentando eliminar todas as barreiras físicas, programáticas e atitudinais, visando resgatar o respeito humano e a dignidade, no sentido de possibilitar o pleno desenvolvimento e o acesso a todos os recursos da sociedade por parte desse segmento.
Visando sensibilizar a população sobre como lidar com o deficiente visual o seguinte projeto pretende divulgar ações de convivênciaem igualdade e levar esclarecimentos de como comportar-se ao se deparar com essas pessoas.
Em virtude ao tempo de espera ao atendimento dos usuários nas unidades de saúde, viu-se a oportunidade de expor banners informativos, como forma de ocupar esse momento, mostrando às pessoas a melhor forma de conviver com as diferenças, e onde cada individuo possui seu ritmo e características próprias que...
tracking img