Excassez de líderes e gestores nas empresas brasileiras

375 palavras 2 páginas
Por Marcio Silva - Corporativa Brasil

A CARÊNCIA DE LÍDERES E GESTORES NAS EMPRESAS BRASILEIRAS, O PERFIL EXIGIDO HOJE DESSES PROFISSIONAIS E O QUE PODE SER FEITO PARA PREPARÁ-LOS.

Apesar da visibilibilidade do país no cenário econômico mundial pesquisas apontam que as empresas brasileiras não possuem líderes suficientes para sustentar suas estratégias de crescimento de médio e longo prazo.

O verdadeiro apagão de líderes já foi preconizado por diversas pesquisas, entre elas a realizada pela Ticket, em parceria com a Empreenda, em 2010 com 606 profissionais ligados à área de Recursos Humanos de empresas de diversos portes, onde foi constatado que 66% dos participantes indicam que suas empresas não possuía lideres suficientes para sustentar as estratégias de crescimento dos próximos 5 anos.

Mais recentemente, pesquisa realizada com 379 pessoas pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional), constatou que 63,6% dos entrevistados acreditam que as empresas não têm líderes suficientes para suprir as necessidades dos próximos três anos.

A escassez de líderes e gestores com visão estratégica e competência para conduzir equipes ao alcance dos objetivos organizacionais é um dos grandes obstáculos que pode limitar o crescimento das empresas e consequentemente a expansão do País. Para piorar a situação, a escassez de mão de obra qualificada no nível operacional, traz outro grande desafio aos gestores e líderes: a retenção de talentos. De acordo com dados da pesquisa da ABRH Nacional: 83,6% dos participantes acham que será mais difícil reter talentos em 2012, devido ao apagão de mão de obra, e 31% não sabem o que fazer para retê-lo.

Neste cenário, urge desenvolver Líderes e Gestores para que tenham visão estratégica e que sejam focados na gestão de pessoas. Para tanto, o RH deve assumir uma posição de staff, onde o papel de gestor de pessoas deve ser desempenhado por cada líder junto a sua equipe, visto, o papel da área de Recursos Humanos

Relacionados

  • Idalberto Chiavenato
    8882 palavras | 36 páginas
  • Psicopedagogia
    14006 palavras | 57 páginas
  • Apostila Gest O Integrada De Pessoas
    103695 palavras | 415 páginas