Exames obrigatórios: Papanicolau, Mama e Prótata

3162 palavras 13 páginas
TRABALHO DE BIOLOGIA
Papanicolau
PREVENÇÃO CONVENCIONAL – O “PAPANICOLAOU”
1- Histórico
O exame de prevenção do câncer do colo uterino foi desenvolvido, nos moldes em que até hoje é conhecido, pelo médico grego Dr. George Papanicolaou e seu colega Dr. Traut, em meados da década de 1940.
O método, revolucionário para a época, consistia na coloração especial das células colhidas do colo uterino, de modo a permitir o diagnóstico das lesões cancerosas. Toda uma sistematização dos vários graus de lesões celulares seguiu-se aquela inicial.
2- A execução do exame:
Para a coleta do material celular que vai ser submetido a exame o profissional se utiliza basicamente de: a - Espéculo vaginal b - Espátula e escova cervical c - Lâmina de vidro comum
Como espéculo vaginal o profissional obtém o afastamento das paredes do canal vaginal, de modo a expor o colo uterino.
Com a espátula, habitualmente chamada de espátula de Ayre o profissional obtém células do ectocérvice, bem como da área de transição ecto-endocérvice.
Com a escova cervical obtém-se células da endocérvice.
Uma vez obtidas, estas células são dispostas sobre uma lâmina de vidro, produzindo o que se chama de “esfregaço celular” , uma vez que o material é depositado na lâmina esfregando-se tanto a espátula como as cerdas da escova cervical sobre a sua superfície.
Segue-se o processo de coloração destas células, de modo a permitir ao médico patologista o exame e diagnóstico.
Desde a introdução do exame de Papanicolaou, a mortalidade por câncer de colo uterino caiu drasticamente, aproximadamente 70%.
Embora a medicina diagnóstica tenha evoluído constante e exponencialmente, o exame de Papanicolaou continuou, até bem recentemente, sendo feito da mesma forma como foi criado em 1940, praticamente sem nenhum avanço técnico.
3 - Limitações do exame:
Conheça agora, as limitações técnicas do exame de Papanicolaou convencional.
O FALSO NEGATIVO – POSSÍVEIS CAUSAS
Quando células anormais estão presentes no

Relacionados

  • Apostila PCI Prova II
    7315 palavras | 30 páginas