Exames laboratoriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Salvador, 07 de Outubro de 2014.


ROTINA LABORATÓRIO


1. Coleta:
 A coleta é o setor mais importante do laboratório, qualquer erro nesta fase pode ser fatal a todo processamento dasamostras, então deve ser fiscalizada e padronizada com atenção sempre seguindo as normas pré-estabelecidas.

2. Processamento de amostras:
 A fase de processamento é onde se separa os materiais a seremanalisados destinando cada um ao setor de analise especifico. Aqui é a segunda triagem e define se o material pode ou não se analisado.
 Registro de pacientes nos cadernos é obrigatório enecessário (Cadastrar os pacientes com a numeração da ficha e as letras “A” para ambulatório / “E” para emergência.

3. Executar os testes (Equipamentos; testes; calibração; controle interno):
 Hematologia- passar os controles na máquina, observando os valores de referencia e ver se é necessário fazer alguma calibração.
 Bioquímica – lavar o aparelho, passar controles e se necessário fazer acalibração dos testes. Observar durante a rotina de pacientes se os valores estão reprodutíveis, caso observe algum desvio calibra a maquina novamente.
 Os demais equipamentos exigem somente controle.4. Fichas de bancada (Atendimento na recepção)
 As fichas de bancada é o nosso mapa de trabalho, está contida nela todos os procedimentos a serem feitos por cada paciente, alem das informaçõespessoais dos mesmos.
 Todos os testes lançados no sistema se transformam em produtividade, os números que mostram o trabalho de cada setor durante o mês. Então é necessário controle rígido donumero de pacientes para não ficarmos nem abaixo nem acima da media de procedimentos que foi pactuada no contrato.

5. Pendências:
 Pacientes que não trazem as amostras no dia da coleta ou tem quefazer mais de uma amostra ou ainda não coletam o sangue por estarem alimentados, tem que ser avisados e orientados a trazerem as amostras posteriormente ou vir coletar sangue em jejum. Estas fichas...
tracking img