Exame fisico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EXAME FÍSICO

Obs: O exame físico céfalo-caudal ele é muito importante na rotina do enfermeiro, porém ele precisa ser totalmente completo na admissão do paciente, os outros dias em que o paciente estiver internado, será feito uma evolução objetiva no prontuário, descrevendo assim, o que realmente for necessário, desta forma o enfermeiro terá uma disponibilidade de tempo maior para outrasfunções.

Ex: paciente apresenta membro superior esquerdo íntegro, se apresenta íntegro, para que relatar novamente uma vez já relatado na admissão.
O exame físico é conceituado como processo de exame do corpo de um paciente, com o objetivo de determinar presença ou ausência de problemas físicos. O exame físico e compreendido em 4 fases seguidas que devem ser: Inspeção, palpação, percussão e ausculta.A maioria dos pacientes com ansiedade e apreensão encara o exame físico com medo, pois tem receio do que o médico vai encontrar. Estudantes ficam apreensivos e inseguros no início, com medo de provocar desconforto ao paciente. Portanto, o estudante DEVE se preparar técnica e psicologicamente, cujo objetivo é ajudar o paciente. Sendo assim seja gentil, educado, calmo, competente e organizado,pode-se ainda continuar fazendo perguntas durante o exame físico, mantendo também o paciente informado sobre o que está fazendo ou o que irá fazer.

Posições:

Decúbito dorsal, decúbito ventral, decúbito latertal (direito e esquerdo), posição sentada e posição ortostática.

Importante:

-Ambiente Deve ser tranqüilo ;
-Assegurar a privacidade do cliente;
-Lavar as mãos antes e depois;-Preparo psicológico; ajudar o cliente e subir a descer da mesa de exame;
-Aquecer estetoscópio.
-Aquecer as suas mãos
-Explicar a finalidade do exame;

Ao examinar cada sistema orgânico, explicar com maior detalhe;

-Deixar o cliente relaxado;
-Nunca forçar o cliente continuar; adaptar uma velocidade do exame de acordo com uma tolerância física e emocional do cliente;
-Acompanhar asexpressões faciais do cliente;
-Ao examinar as partes íntimas (caso o cliente Permita), manter uma terceira pessoa de preferência do mesmo sexo do cliente.

Instrumentos necessários para o exame físico :
-Esfigmomanômetro
-Estetoscópio
-Termômetro
-Fita métrica
-Lanterna
-Ostoscópio
-Oftalmoscópio
-Algodão
-Agulha
-Abaixador de língua
-Cálice graduado
-Pupilômetro

Inspeção: Diz respeito auma uma observação onde é realizada uma comparação entre os lados do corpo. É realizada uma Inspeção de cada área quanto ao seu tamanho, formato, coloração, simetria, posição e deformidades.

Palpação: O examinador utiliza as mãos para tentar enxergar aquilo que não é possível aos seus olhos. Ao aplicar uma pressão sobre uma determinada área corporal o examinador tenta identificar nódulos oumassas. Verificando sinais físicos específicos como resistência, elasticidade, rugosidade, textura e mobilidade.
Percussão: Consiste na produção de vibração e conseqüentes ondas sonoras através do batimento da superfície corporal diretamente ou indiretamente com um dos seus dedos. Devido às densidades dos diferentes órgãos do corpo humano cada um deles filhos produz característicos identificados àpercussão. São estes: timpânico, maciço e sub-maciço.

Estômago: Timpanismo
Fígado: Submacicez

Ausculta: Consiste na ausculta com a utilização de um estetoscópio.

Tipos de som:
- Som timpânico: Área de ar que contenha recoberta por uma membrana flexível - Caixa Vazia intestino, espaço de Traube (fundo do estômago). (elasticidade) Tambor-caixa vazia,.

-Som Maciço: Regiões desprovidasde ar - coxa, coração, fígado e baço. (acompanha-se de dureza e resistência) - Parede, bloco de madeira.

-Som submaciço: Variação do som maciço -presença de ar lhe dá uma característica peculiar - livro grosso, tórax pouco ar.

-Som claro pulmonar: som que se obtém quando se golpeia um tórax normal.
Os sons obtidos podem ser classificados quanto à intensidade, tonalidade e timbre -...
tracking img