Exame fisico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exame físico (cabeça, pescoço e neurológico)

Cabeça; O exame da cabeça funciona como revisão de integridade anatômica das estruturas, que inclui cabeça, olhos, orelha, nariz, boca, faringe e pescoço. Para a avaliação da cabeça e pescoço utilizam-se os métodos de palpação e auscultação.

Cabeça: é observado tamanho, forma e contornos da estrutura. O crânio geralmente é arredondado comsaliência na região frontal e na área occipital. As deformações cranianas locais são normalmente provocadas por traumas. O tamanho pode variar de acordo com a idade podendo apresentar microcefalia ou macrocefalia, alem do tamanho também devemos observar cisto encefálico, hematomas no couro cabeludo, avaliar características do cabelo como distribuição, alterações na cor, higiene e presença de parasitasFace

Observar coloração de pele: palidez, cianose e manchas.

Olhos

O exame de olhos inclui a avaliação da acuidade visual, do campo da visão, dos movimentos extras oculares e de suas estruturas interna e externa.
Acuidade visual: A forma mais fácil de iniciar a avaliação de um paciente é pedir a ele que leia qualquer material impresso. Deve haver iluminação adequada. Se o pacientenormalmente utiliza óculos estes devem ser mantidos durante a leitura.
Um paciente com qualquer prejuízo da visão necessitara da ajuda do profissional na execução de atividade cotidiana.
Para uma avaliação mais exata da acuidade visual, utiliza-se a tabela ocular de selem. O paciente devera usar os óculos, a menos que estes tenham sido prescritos para leitura.
Posiciona-se o paciente a uma distanciade 6m da tabela e pede-se a ele que tente a menor linha impressa possível por três vezes: uma com ambos os olhos, depois com cada olho em separado, enquanto o olho oposto devera esta coberta com cartão opaco.
A tabela de Selem tem numero padronizados ao final de cada linha impressa. O numerador e o numero 20 ou distancia padrão do paciente em relação à tabela o denominador e a distancia a partirda qual o olho normal pode ler a tabela. A visão normal é 20/200 significa que o paciente permanecendo a uma distancia de aproximadamente 6 metros, poderão ler uma linha que uma pessoa com visão normal pode ler a 200 aproximadamente 60 metros.

Campo de visual: Quando uma pessoa olha para frente, todos os objetos na periferia podem normalmente ser visualizado. Para a avaliação dos camposvisuais, o profissional coloca o paciente em pé ou sentado a uma distancia de 60 cm, ao nível dos olhos do examinador. O paciente fecha seu olho oposto de modo que o campo de visão fique sobreposto ao campo de visão do paciente. O enfermeiro move um dedo para fora do campo de visão e o traz de volta vagarosamente, e então pergunta ao paciente quando ele vê o dedo de aproximar. Se o profissional percebero dedo do paciente, isso revela que uma parte do campo de visão do paciente esta reduzido. O procedimento é repetido para cada campo visual.

Movimentos extra-oculares: O movimento de cada olho é dirigido por um conjunto de seis pequenos músculos. Os olhos se movem em paralelo uma ao outro, em cada direção do olhar. Quando o paciente olha para frente diretamente para o profissional, ele segue omovimento do dedo do examinador através dos oitos olhares cardeais. O dedo e mantido a uma distancia confortável. Este olha para a direita, para esquerda, para cima e para baixo. O dedo d examinador fica dentro do campo normal de visão. O paciente não devera mover ou virar a cabeça. À medida que olha em cada uma dessas direções, o examinador move o dedo vagarosamente e suavemente.
O profissionalobserva o movimento paralelo do olho, a posição da pálpebra superior em relação a íris e a presença de movimentos anormais como, nistagmo, que é uma pequena oscilação rítmica dos olhos. O profissional pode provocar esta oscilação em um paciente com movimentos normais dos olhos, simplesmente fazendo com que ele olhe o mais longe possível a esquerda ou a direita. Quando os olhos, a pálpebra...
tracking img