Exame fisico do idoso enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSO DE ENFERMAGEM – Lar do idoso
1.1 Identificação:
Iniciais do paciente: A.S.S Leito: 3 Data de Nascimento: 16/11/1943
Idade: 69 anos Sexo: M Estado Civil: Casado
Raça: Branca
Cidade que mora: Curitiba
Motivo da Internação: DPOC+ Pneumonia+Alzheimer.

1.2 Informações:
Queixas:
Falta de ar.
Doenças pré existentes:Tuberculose e Alzheimer.
Tratamentos anteriores:
O paciente não se comunica e não tivemos oportunidade de conversar com nem um familiar para que pudessem nos fornecer esse tipo de informação.
Antecedentes familiares:
O paciente não se comunica e não tivemos oportunidade de conversar com nem um familiar para que pudessem nos fornecer esse tipo de informação.
Fatores de risco:
Pelo prontuárioo paciente é ex-tabagista, ex-etilista, sedentário por ser acamado no leito, tuberculose tratada há 15 anos e está na faixa de idade de risco com 69 anos.
Medicamentos utilizadas:

* Ranitidina EV 2ml/50 mg.
Indicação: Cloridrato de Ranitidina, também comercializado como Antak, é um medicamento antiulceroso indicado no tratamento da úlcera péptica gástrica e duodenal, esofagite derefluxo, gastrite e duodenites. Promove uma diminuição da produção de ácido e pepsina no estômago, favorecendo a cicatrização da gastrite e/ou das úlceras pépticas do estômago e do duodeno e prevenindo suas complicações. Também pode ser usado no tratamento de doenças relacionadas à hipersecreção ou hipersensibilidade à secreção gástrica, tais como esofagite de refluxo associada ou não a hérnia dehiato.
Cuidados para administração: Cerca de 150mg 2 vezes ao dia, de manhã e à noite ou 300mg ao deitar durante 4 semanas, podendo prolongar-se por mais 4 semanas.
Reações adversas: Mal-estar, tontura, sonolência, insônia; prisão de ventre, diarréia, náusea/vômito, desconforto e dor abdominal.

* Nebulização com Bromidrato de fenoterol 5 gotas e soro fisiológico 5mls, 3x ao dia.
Indicação:Bromidrato de fenoterol é um medicamento broncodilatador, que apresenta elevada eficácia no tratamento de asmabrônquica e de outras enfermidades que são acompanhadas de uma constrição reversível das vias respiratórias, como a bronquite obstrutiva crônica com ou sem enfisema pulmonar. A ação de Bromidrato de fenoterol por inalação inicia-se poucos minutos após a administração e perdura durante 8horas, aproximadamente. 
Reações adversas: Em geral, Bromidrato de fenoterol  é bem tolerado. Efeitos indesejáveis freqüentes, atribuídos a Bromidrato de fenoterol, são leves tremores dos músculos esqueléticos e nervosismo. Menos frequentes são taquicardia, inquietação, vertigens,palpitações, fadiga, cefaléia (principalmente em pacientes hipersensíveis), sudorese, secura da boca e transtornosventriculares do ritmo cardíaco ou moléstias pectanginosas. Em casos muito raros foram observadas irritações locais ou reações alérgicas. 

* Fluimucil® 10 ml de xarope a cada 8 horas.

Indicação: Fluimucil® oral é indicado quando se tem dificuldade para expectorar e há muita secreção densa e viscosa, tais como: bronquite crônica e suas exacerbações, enfisema pulmonar, bronquite tabágica,bronquite aguda, broncopneumonia, abscessos pulmonares, atelectasias pulmonares, mucoviscidose (doença hereditária que produz muco espesso, também conhecida por fibrose cística) e outros. Também é indicado como antídoto na intoxicação acidental ou voluntária por paracetamol.
Reações adversas: Ainda não são conhecidas a intensidade e a freqüência das reações adversas. Fenilcetonúria (evitar aapresentação comp. efervescentes por conter aspartame).

Referencia Bibliográfica:
NORIVAL, Caetano. BPR Guia de remédios. 11. ed. São Paulo: Escala, 2012.

1.3 Exame físico:
PA: 140/80 mmHg Freq. cardíaca: 69 bpm Freq. Resp.: 19 rpm Temperatura: 36,6ºC
Sat.: 96% Peso: 74kg Estatura: 1,73 cm
Tipo morfológico: Normolíneo ( 24,7 IMC)

Nível...
tracking img