Exame fisico do aparelho locomotor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Exame Físico do Aparelho Locomotor

O osso, ou tecido ósseo é uma forma rígida de tecido conjuntivo que forma a maior parte do esqueleto. O sistema esquelético ou o esqueleto do adulto é formado por mais de 200 ossos, que constituem a estrutura de sustentação do corpo.
O exame do sistema musculoesquelético emprega as técnicas de inspeção, palpação óssea, palpação dos tecidos moles porsegmentos, grau de mobilidade e exame de força motora e sensibilidade (neurológico). Nessa sequência, o exame se divide em estático e dinâmico. No primeiro, prevalece a inspeção; no segundo, a palpação e os movimentos. Ainda que a sequência lógica e útil do exame ortopédico seja a descrita aqui, o examinador pode e deve voltar a repetir essas etapas, a fim de obter o maior número de informações. Oenfermeiro deve realizar o exame de forma sistemática, sempre comparando os lados bilateralmente a cada achado.

Exame físico do aparelho locomotor.

Funções do esqueleto.

-Suportar os tecidos circunjacentes.
-Proteger os órgãos vitais e outros tecidos moles do corpo.
-Auxiliar no movimento do corpo, fornecendo inserção aos músculos e funcionando como alavanca.
-Produzircélulas sanguíneas. Essa função hematopoiética ocorre na medula vermelha do osso.
-Fornecer uma área de armazenamento para sais minerais, especialmente fósforo e cálcio, que suprem as necessidades do corpo.

Anamnese

Devem ser valorizados os dados de identificação, principalmente quanto a:
-Idade: existem doenças comuns em determinadas fases da vida, como as displasias ósseas maisfrequentemente na fase neonatal ou nos primeiros anos de vida, ou a osteoporose, que é mais comum na terceira idade
-Sexo: certas doenças acometem com maior frequência o sexo masculino, como a osteocondrite de quadril, enquanto a osteoporose predomina no sexo feminino
-Raça
-Profissão
Entre os dados da história clínica, devem ser destacados: data de aparecimento da queixa, velocidade de progressão, relaçãode fatores de melhora e piora da queixa, relação com qualquer trauma, localização da dor e sua irradiação, características da dor, deformidades, história de falseios de bloqueios, incapacidade ou limitação de movimentos, rigidez articular, paralisias, alterações de sensibilidade.

Inspeção

A inspeção fornece dados importantes para o enfermeiro iniciar sua avaliação e planejar a assistência,revelando informações acerca da capacidade de se locomover, de se auto-cuidar, da existência de desconforto ou da presença de movimentos involuntários. Na inspeção, pode-se verificar a assimetria dos membros inferiores e superiores, da coluna e da pelve, tanto na posição ventral, como dorsal, em pé, sentado e deitado, Inicia-se pelo exame estático, ou seja, pela anatomia de superfície, comparandocada área bilateralmente, sempre no sentido cefalocaudal. Observam-se as condições e o contorno ao fazer o reconhecimento de todas as formações anatômicas, tuberosidades, sulcos, músculos, tendões, etc.
Em relação ao sistema muscular, deve ser percebida a capacidade do paciente em mudar de posição, sua força e coordenação motora, além do tamanho dos músculos individuais, que contribuem para aatividade cotidiana. Durante a inspeção do músculo, verificar aumento da massa muscular decorrente de processos inflamatórios ou traumáticos, contorno muscular, atrofia, hipertrofia ou hipotrofia muscular, encurtamentos e retrações musculares.
ao realizar a inspeção dos membros inferiores, deve-se examinar a postura, a massa muscular e a simetria, comparando sempre bilateralmente.Colocar o pacientedeitado, com os membros inferiores em extensão, os calcanhares totalmente apoiados sobre a cama, em ligeira abdução e posição neutra.

Exame da força muscular

A força muscular pode ser avaliada solicitando-se ao paciente algumas atividades, como as descritas a seguir:
-o aperto de mão, que fornece indicação da capacidade de pressão.
-o bíceps pode ser testado pedindo-se ao paciente que...
tracking img