Exame dos desdentados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Revisão de Literatura
O exame clínico tem a finalidade de oferecer possibilidades de tratamento ao protesista permitindo que, sob certas circunstâncias, proponha diferentes tipos de trabalho com o mais alto grau de confiabilidade (GENNARI, 2004). Para compreensão do estabelecimento do diagnóstico e prognóstico em prótese total, deve-se considerar além do exame geral do paciente, o exame da bocaque compreende o exame clínico visual e apalpação, exame radiográfico e exame dos modelos de estudo (TAMAKI, 1988; MARCHINI, 2001; GENNARI, 2004).
O diagnóstico bem estabelecido tem estreita relação com a utilização da prótese, pois representa a avaliação científica das condições existentes (GENNARI, 2004). O exame completo tem como objetivo, o reconhecimento das condições anátomo-fisiológicasdas áreas de interferências protética, possibilitanto avaliar como se instalou o processo degenerativo e fazer uma estimativa do prognóstico da prótese a ser instalada (TAMAKI, 1988). Para que isto aconteça, é necessário conhecer as estruturas anatômicas que conformam a cavidade bucal, assim como todos os elementos que intervêm no funcionamento do sistema mastigatório, as técnicas atuais deprocedimentos e o conhecimento dos materiais que serão utilizados na construção das mesmas. O profissional deve estar ciente de que seu trabalho não deve estar vinculado exclusivamente à construção da prótese, mas também faz parte de sua responsabilidade conseguir um tratamento integral, devolvendo a função, harmonia e segurança ao desdentado total (GENNARI, 2004).
Deve-se iniciar pela anamnese,integrando a história clínica médica com a odontológica, avaliando a saúde geral do paciente. Nesta fase é possível observar as deficiências nutricionais que poderão influir na saúde da mucosa oral; diabetes que tem influência na reabsorção óssea; os estados artríticos que poderão acometer a articulação temporomandibular; a influência dos fármacos que podem gerar xerostomia e outros problemas, além doaspecto psicológico (GENNARI, 2004).
Os desvios sistêmicos podem estar intimamente ligados ao edentulismo e a queixa principal dos portadores de prótese total, muitas vezes, está relacionado a fatores iatrogênicos. Dentre estes podemos citar: prótese total sem balanceamento oclusal, áreas de compressão elevada ao rebordo alveolar, alterações na dimensão vertical de oclusão (DVO) e impossibilidadede reprodução na relação cêntrica (RC), problemas articulares (DTM), parafunção "bruxismo", elevado padrão de reabsorção alveolar, aumento do ângulo e anteriorização mandibular, perda da eficiência mastigatória e embotamento social (TRINDADE, ANTUNES, 2007; MONTENEGRO, MARCHINI, BRUNETTI, 2007).
Magalhães e Gennari Filho (2006) citam que o fator etiológico mais aceito para a osteoartrite na ATMtem sido a sobrecarga, uma vez que o padrão oclusal e a falta de suporte posterior por perda dos dentes molares tem sido foco de muitos debates. Outro fator etiológico importante, no idoso, é a presença de próteses totais inadequadas, que apresentam contatos prematuros e provocam um movimento mandibular para que haja um engrenamento dentário, muitas vezes às custas de uma hiperfunção muscular,causando fadiga nos músculos mastigatórios. Os mesmos autores comentam que um dos sinais mais freqüentes das disfunções intra-articulares da ATM são os ruídos articulares e que, dessa forma, os pacientes desdentados totais comumente apresentam alterações oclusais, instabilidade das próteses e problemas iatrogênicos.
A saliva se apresenta como um fator coadjuvante na retenção das próteses e podeser classificada como serosa e mucosa, dependendo de sua viscosidade. A pior situação é aquela em que a saliva esta ausente ou o seu volume tornou-se insatisfatória a ponto de não permitir uma retenção moderada (MARCHINI et al, 2001; GENNARI, 2004). Vários são os fatores que podem contribuir para o estabelecimento da xerostomia, entre eles: o desequilíbrio hormonal, ansiedade, o uso de medicações...
tracking img